Notícias da Diocese

LEIGOS CONSAGRADOS ADEREM À PROJETO DE INTERCESSÃO POR SACERDOTES DA DIOCESE

A Fraternidade Discípulos da Mãe de Deus inicia neste domingo (5/06) a implantação do Projeto “Aliança de amor pela Santificação do Clero de Itapetininga”. O projeto consiste na “adoção” de um Sacerdote desta Diocese para “cuidar espiritualmente” dele, como parte integrante diariamente da sua vida oracional, conta Mara Lúcia Figueiredo Vieira de Carvalho, fundadora da Fraternidade e organizadora da aliança. O sorteio dos cartões com os nomes dos Padres acontecerá na Paróquia São Paulo Apóstolo, em Itapetininga (SP), neste domingo (5/06) após a missa das 9h.

O carisma da Fraternidade, fundada em Natal (RN) em 2004, “é levar as pessoas a consagração a Jesus por Maria pela Espiritualidade de São Luís Maria Grignion de Montfort, ensinada no livro “O tratado da Verdadeira Devoção a Maria Santíssima”.” Uma vez consagrados (as), o projeto explica que Monfort aconselha que cada um faça o oferecimento de um tributo espiritual (por ex., mortificação, esmola, oração, etc). Dessa maneira, a fraternidade tem inspirado os leigos consagrados a adotar os membros do Clero espiritualmente como tributo a Nossa Senhora.

Conforme Mara, todos os leigos podem aderir também ao projeto. A adoção, segundo o documento entregue e autorizado por Dom Gorgônio, se fará por meio do sorteio de cartões que conterão o nome de cada Sacerdote deste Clero. Dois pontos são importantes – ressalta o projeto – a adoção não se fará por amizade ou intimidade para com o “adotado” e deve ser sigilosa, o adotado e nem outra pessoa podem conhecer seu adotante.

Baixe aqui e leia o Projeto “Aliança de amor pela Santificação do Clero de Itapetininga”  na íntegra.

Ciente das condições, o projeto orienta as orações para cada dia da semana conforme as virtudes de Nossa Senhora. Em cada cartão sorteado, o adotante recebe também as seguintes orações:

ORAÇÃO INICIAL PARA TODOS OS DIAS: “Senhor, enviai bons operários para a Vossa messe e bons missionários para a Vossa Igreja. Que vos peço eu? Nada em meu favor, tudo para a Vossa glória e Vosso louvor!”

SEGUNDA-FEIRA: “Peço-Vos pela liberdade de espírito. Peço-Vos que (nome(s) do(s) adotado(s)) seja livre, desprendido de tudo: de parente segundo a carne, de amigos segundo o mundo, viva sem impedimentos, sem vícios, sem preocupações e até sem vontade própria. Peço-Vos que (….) seja inteiramente disponível à Vossa vontade, que só por amor possa ir para onde impele o Espírito Santo, sempre pronto para Vos obedecer, sem nenhum escrúpulo e temor servil. Que (….) seja um verdadeiro discípulo e servo de Maria, Vossa Santa Mãe. Que por Ela ele seja gerado, da mesma forma como o Senhor quis: encontrando a liberdade em Vos ver aprisionado e dependente no seio d’Ela”.

TERÇA-FEIRA: Peço-Vos pela castidade. Peço-Vos que (….) seja casto, não envolvido em negócios, em ciências, em vaidades, em embaraços e em festas do mundo. Mas, vivendo entre os homens, possa instruí-los e santificá-los e, pela Sabedoria divina, seja sempre um homem de Deus. Peço-Vos que (….) não se esqueça que o espírito de sua vocação passa pela castidade e que ele não é deste mundo, mas que do mundo foi escolhido para mensageiro do Evangelho do Reino consagrado a Deus. Que (….) seja um verdadeiro discípulo e servo de Maria, Vossa Santa Mãe. Que por Ela ele seja repleto de suas graças, da mesma forma como São José foi: castíssimo, puríssimo, prudentíssimo, sem nunca ter deixado de ser justo”.

QUARTA-FEIRA: “Peço-Vos pela pobreza. Peço-Vos que (….) seja atento ao Vosso exemplo que, sendo Rei da Glória, tomastes forma de escravo e por própria vontade fostes submisso à Virgem de Nazaré. Peço-Vos que (….) seja humilde, nunca se julgando superior aos outros, mas por sua consagração, mais dedicado e seguidor da pobreza de espírito e desapegado das coisas terrenas. Que (….) seja um verdadeiro discípulo e servo de Maria, Vossa Santa Mãe. Que por Ela ele seja repleto de autoridade, da mesma forma como São Miguel foi, tendo expulsado aquele que armava ciladas e espalhava a soberba infernal”. 

QUINTA-FEIRA: “Peço-Vos pela obediência. Peço-Vos que (….) seja atento às Vossas palavras: “Eis que venho fazer a Tua vontade”. Que na vida ele possa imitar a Vossa renúncia com absoluta fidelidade, importando-se em cumprir tudo para a maior glória de Deus. Peço-Vos que (….) seja submisso à hierarquia da Igreja, imitador dos Apóstolos, que evangelize com tal veemência, que sacuda todos os corações por onde pregar, denunciando as falsas esperanças, que levam ao abismo da perdição Que (….) seja um verdadeiro discípulo e servo de Maria, Vossa Santa Mãe. Que por Ela ele seja educado, da mesma forma como São João Evangelista foi cuidado: envolvido nas doçuras, bondades, misericórdias e sentindo a necessidade do consolo materno”.

SEXTA-FEIRA: “Peço-Vos pelo amor a cruz. Peço-Vos que (….) decida carregar toda espécie  de cruz sem fazer exceções ou escolhas: pobreza, injustiça, fracasso, doença, humilhação, contradição, calúnia, aridez, discriminação, solidão, sofrimentos interiores e exteriores. Peço-Vos que (….) carregue com paciência e alegria a sua cruz, nela encontrando a força vitoriosa que nenhum de Vossos inimigos poderá resistir. Que ele não sonhe com glórias e honras, mas com o sofrer pelo Vosso nome. Que (….) seja um verdadeiro discípulo e servo de  Maria, Vossa Santa Mãe, amigo da Cruz. Que por Ela seja ele purificado, da mesma forma que São Luís Maria Grignion de Montfort foi, lavado pelo fogo das grandes tribulações, tornando-se flecha aguda nas mãos de sua Mãe para transpassar Seus opositores”.

SÁBADO: “Peço-Vos pela entrega dos bens espirituais. Peço-Vos que (….) seja devoto de Nossa Senhora e Lhe entregue, além do seu apostolado, todo o seu ser, incluindo o seu amor próprio, pois quanto mais ele for consagrado à Maria Santíssima tanto mais será unido ao Senhor. Peço-Vos que (….) esteja em estado de graça, realizando suas missões com fé, com caridade e poder na força do Alto, e todos os valores adquiridos por seus atos sejam guardados no Coração Imaculado de Maria. Que (….) seja um verdadeiro discípulo e servo de Maria, Vossa Santa Mãe. Que por Ela seja ele abraçado ao Seu peito da mesma forma que o Beato João Paulo II foi, adornado com Suas virtudes e submerso em suas graças”.  

DOMINGO: “Peço-Vos pelo amor à Eucaristia. Peço-Vos que (….) seja propagador do culto de adoração ao Santíssimo Sacramento como o seu tudo, o sentido de sua vida, meio de cura, de libertação e de agradecimento à Vossa promessa de nunca nos abandonar. Peço-Vos que (….) acredite no mistério eucarístico, na distribuição não do pão e do vinho, mas do Corpo, que é a Carne Viva do Homem- Deus, e do Sangue, a Verdadeira Bebida que pode saciar toda a nossa sede. Que (….) seja um verdadeiro discípulo e servo de Maria, Vossa Santa Mãe. Que por Ela seja ele nutrido, na mesma certeza do Santo Cura d’Ars: na necessidade de recorrer a um sacerdote e de fazer uma verdadeira confissão para, Com e Em Maria, receber dignamente o Corpo Santo do Senhor”.

ORAÇÃO FINAL PARA TODOS OS DIAS: “Que (….), pela devoção a Maria Santíssima, busque evitar o pecado e imitar Suas virtudes, particularmente profunda humildade, fé viva, obediência cega, contínua oração, mortificação universal, pureza divina, ardente caridade, paciência heroica, doçura angélica e sabedoria divina. Que (….) leve nos lábios a Palavra de Deus, nos ombros o estandarte da Cruz, o Rosário na mão esquerda, o Crucifixo na mão direita e os Sagrados Nomes de Jesus e Maria no coração. Amém”.

1 comentário

Clique aqui para postar um comentário

  • Meu nome é Ana Lázara e meu apelido é Nina, estou lendo pela segunda vez o Tratado, estou rezando a ladainha do Sagrado Coração de Jesus a partir de 01/06. Hoje soube sobre o livro de ouro e vou comprá-lo para me preparar e saber mais sobre a consagração. Gostaria de adotar um sacerdote.

PALAVRA DO BISPO

Dom Gorgônio

Eterna é a sua misericórdia!

FACEBOOK