37ª ASSEMBLEIA DAS IGREJAS REUNIU MAIS DE 200 PESSOAS

Com a presença de mais de 240 pessoas de todo o estado de São Paulo, a 37ª Assembleia das Igrejas Particulares do Regional Sul 1 (São Paulo) da CNBB aconteceu em Indaiatuba (SP), no Centro de Espiritualidade Inaciana, entre os dias 16 e 18 de outubro. Arcebispos, Bispos, Padres, Religiosas e leigos delegados que têm a missão de articular e animar as diversas iniciativas missionárias nas arquidioceses e dioceses do Estado refletiram sobre o tema “Misericórdia e Missão”.

Nesta edição, a assembleia se inseriu nos recentes documentos do magistério da Igreja, como a Carta Encíclica Laudato Si’ Sobre o cuidado da Casa Comum, a Bula de Proclamação do Jubileu Extraordinário da Misericórdia Misericordiae Vultus e as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE 2015-2019) aprovadas na última Assembleia Geral do episcopado brasileiro.

Abertura

A abertura da assembleia contou com a presença do Arcebispo metropolitano de Campinas, Dom Airton José dos Santos; do vice-presidente, Dom Pedro Luis Stringhini, Bispo da diocese de Mogi das Cruzes e do secretário-geral, Dom Júlio Endi Akamine, Bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e Vigário Episcopal da Região Lapa.

Na abertura da conferência, o bispo emérito de Santo André, SP, dom Nelson Westrupp, fez uma apresentação da temática da assembleia. Ele citou o apelo do Papa Francisco, na Encíclica Laudato Si, “O urgente desafio de proteger a nossa casa comum inclui a preocupação de unir toda a família humana na busca de um desenvolvimento sustentável e integral, pois sabemos que as coisas podem mudar. O Criador não nos abandona, nunca recua no seu projeto de amor, nem Se arrepende de nos ter criado. A humanidade possui ainda a capacidade de colaborar na construção da nossa casa comum”. (Laudato Si’ nº. 13).

Segundo dia

No segundo dia, após as orações e a Santa Missa, foram formados dezesseis grupos de discussão. Motivados por questões Como relacionar e integrar “Misericórdia e Missão” em nossa ação evangelizadora e prática pastoral? Como trabalhar a “conversão pastoral” e alimentar uma paixão pelo cuidado de nossa casa comum?, os participantes debateram separadamente, em torno do tema “Misericórdia e Missão”. Os resultados desses grupos foram levados para a plenária.

No sábado a tarde, houve o Plenário participativo, no qual os participantes puderam expor suas preocupações e desafios no Ano da Misericórdia, como o cuidado com as pessoas idosas fora da Igreja; moradores em situações de rua; dependentes químicos, os jovens no ambiente digital e a igualdade racial.

Encerramento

O terceiro dia do evento foi marcado pela síntese de três linhas de ação evangelizadora, são elas: “Organização Pastoral”, “Compromisso eclesial e Pessoal” e “Conversão ecológica”. Baseado nestas três linhas foi proposto as arquidioceses e dioceses elaborar um plano pastoral. O encerramento aconteceu por volta das 12h.

As informações são do site da CNBB.

Foto: Pascom/Regional Sul 1