Neste domingo (6/03), o Santuário Nossa Senhora de Fátima, em Tatuí (SP), foi elevado à Paróquia pelo Bispo Diocesano, Dom Gorgônio. Na mesma ocasião, recebeu a posse como primeiro Pároco o Pe. Antonio João Savassa. Ainda na mesma celebração, o Bispo fez a abertura da Porta Santa da Misericórdia do Santuário. Entre os presentes, estiveram vários Sacerdotes e Diáconos da Diocese, além de religiosos, religiosas, fieis da comunidade e de outras Paróquias da cidade.

A celebração iniciou do lado de fora da Igreja, com a abertura da Porta Santa da Misericórdia. Dom Gorgônio juntamente com outros Sacerdotes e o Pe. Savassa fizeram a leitura de passagens bíblicas que tratam da misericórdia de Deus. Antes de abrir a Porta Santa, o Bispo leu a fórmula que diz “Esta é a porta do Senhor. Abri-me as portas da justiça. Por vossa grande misericórdia entrarei em vossa casa, Senhor”. Ele entrou pela porta e na sequência toda a procissão de entrada juntamente com os fieis.

Ao dar início à celebração eucarística, foi lido o decreto de criação da Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Fátima e a comunidade recebeu o primeiro Pároco, Pe. Savassa. Feito isto, a celebração eucarística prosseguiu com a Liturgia da Palavra. Na homilia, Dom Gorgônio se deteve à liturgia do dia e falou sobre a misericórdia do Pai. Ao falar da Parábola do filho pródigo proclamada no Evangelho, ele enfatizou o quanto o Pai é misericordioso para com todos.
Em nossa galeria de fotos, veja como foi a abertura da Porta e a Santa Missa de Instalação e Posse da nova Paróquia de Tatuí.
Após a reflexão, Pe. Savassa fez a profissão de fé e a renovação dos votos sacerdotais. Na leitura dos votos, prometeu apascentar o povo de Deus, celebrar os mistérios de Cristo segundo a tradição da Igreja, se unindo a Cristo e consagrando-se a Ele. Logo após a comunhão, Dom Gorgônio fez a entrega das insígnias: as chaves da Igreja e do Sacrário e, a estola do Sacramento da Reconciliação.
Fotos: Pascom/Santuário Nossa Senhora de Fátima/Tatuí
