No dia 23 de janeiro de 2019 nosso bispo, Dom Gorgônio, comunicou por meio de sua página de rede social que, o Santo Padre, o Papa Francisco, escolheu e nomeou Bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, o Reverendíssimo Monsenhor José Benedito Cardoso, membro do presbitério de nossa Diocese de Itapetininga, na qual desempenha as funções de Vigário Geral, Presidente do Tribunal Eclesiástico e Pároco da Paróquia São Roque na cidade de Itapetininga.
A Ordenação Episcopal acontecerá no dia 15 de março de 2019 (sexta-feira), ás 19h30, na Catedral Nossa Senhora dos Prazeres, em Itapetininga.
Histórico
Monsenhor José Benedito Cardoso nasceu em Angatuba (SP), no bairro da Batalheira, em 12 de setembro de 1961, filho do sr. Adelino Cardoso de Almeida (in memorian), e da sra. Clarice Ramos de Almeida.
Estudou o Ensino Fundamental e Médio em Angatuba. Cursou Filosofia na Faculdade Salesiana de Lorena/SP; Teologia no Instituto Teológico de São Paulo (ITESP); Direito na Faculdade Karnig Bazarian (FKB) em Itapetininga. Cursou Pós-graduação em Processo canônico de dissolução ou nulidade de matrimônio na PUC de Porto Alegre (RS); fez Mestrado em Direito Canônico pela Pontifícia Universitas Lateranense de Roma-Itália, no Instituto de Direito Canônico Dr. Padre Giuseppe Benito Pegoraro, em São Paulo (SP).
Monsenhor Cardoso foi ordenado sacerdote no dia 23 de novembro de 1986 na cidade de Sorocaba pelo Excelentíssimo Arcebispo Dom José Lambert (in memorian). Como sacerdote foi Pároco da Paróquia Bom Jesus de Alambari e Vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora dos Prazeres, em 1987. Desde 27 de fevereiro de 1988 é Pároco da Paróquia São Roque, em Itapetininga.
Exerceu também vários cargos e funções em nossa Diocese: Coordenador de pastoral da então região pastoral de Itapetininga; Coordenador Diocesano de liturgia; Chanceler; Reitor do Seminário São João Paulo II; Professor de Direito Canônico do Instituto de teologia São João Paulo II, em Sorocaba; Juiz do Tribunal Eclesiástico de Sorocaba; Coordenador de Presbíteros, e Vigário geral.
Conclamamos a todos: Padres, Diáconos, Religiosos e Religiosas, Seminaristas e todos os cristãos leigos e leigas de nossa Diocese a dar graças a Deus por darmos a Igreja mais um Bispo no ano em que celebramos o 20º aniversário da Diocese de Itapetininga.
Somos muito gratos ao Monsenhor José Benedito Cardoso pelo seu sim e pelo trabalho desempenhado com amor e dedicação à igreja particular de Itapetininga por longos anos exercendo várias funções e tarefas sempre com disponibilidade, humildade, doação e entrega.
Sempre solícito, foi nosso fiel colaborador e verdadeiro braço direito do Bispo, apoiando e assumindo nossas propostas e projetos diocesanos.
Monsenhor Cardoso foi sempre um homem de bom senso e responsabilidade, homem de diálogo, visão aberta, espírito ecumênico, inserido no meio do povo, misericordioso. Empenhado na evangelização, na catequese, na liturgia e nas pastorais sociais.
A sua escolha é uma reconhecimento da Igreja ao seu trabalho e testemunho.
Monsenhor Cardoso deixa um grande legado ao nosso presbitério como Padre exemplar, simples, humilde, dedicado, comprometido, servidor e testemunha de comunhão e participação.
Que Deus o ilumine com o Espírito Santo para viver em sua vida e missão o testemunho de Cristo Bom Pastor.
Que Maria, mãe e rainha do clero, o acompanhe sempre com sua proteção.