Diácono Felipe Cavalheiro é Ordenado Sacerdote em Tatuí

Com o lema “Restaurar tudo em Cristo” (EF 1-10), o Diácono Felipe Cavalheiro, recebeu neste domingo (14),  o sacramento da Ordem, no grau de Presbítero.  A Missa de Ordenação Sacerdotal aconteceu na Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus em Tatuí e foi presidida por Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto, Bispo Diocesano, e concelebrada pelos Padres Élcio Roberto  de Góes, Reitor do Santuário Nossa Senhora da Conceição de Tatuí, Pe. Marco Antônio Custódio, Pároco da Paróquia São Roque de Itapetininga e Reitor do Seminário São João Paulo II  e Pe. Marcos Donizetti de Souza, Pároco da Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus em Tatuí.

Também estiveram presentes os sacerdotes, Pe. André Luiz Garcia, Pe. André Viana, Pe. Elias Soares Júnior, Pe. Cristiano Chicuta, Pe. Francisco Roberto da Silva, Pe. Jean Michel de Oliveira Campos, Pe. Márcio Mendes Ribeiro, Pe. Rodolfo Rodrigues, Pe. Fábio José Meira e Pe. Edvilson de Godoy, além de Diáconos membros de nossa diocese, seminaristas,  familiares, amigos e fieis da cidade onde o Diácono esteve presente.

Logo após a proclamação do Evangelho teve início o rito de Ordenação com a eleição do candidato. O Diácono Felipe se colocou diante de Dom Gôrgonio, onde o Reitor do Seminário Diocesano  testemunhou a dignidade do eleito para a Ordem do Presbiterado e na sequencia, Pe. André Luiz Garcia, Chanceler do Bispado,  fez a leitura da carta de admissão. Logo após esse rito, o presidente da celebração realizou a homilia.

Durante a reflexão Dom Gorgônio, dirigiu-se as palavras ao novo sacerdote, ressaltando a importância da verdadeira missão. “Jesus não veio para condenar, mas para salvar…Ele veio para manifestar o seu amor, e esse amor que acolhendo na fé, vai transformar as nossas vidas para que Nele vivamos”.

A nossa missão é manifestar esse amor de Deus, o povo precisa experimentar esse amor verdadeiramente“, conclui o Bispo.

Após a homilia, o ordenando fez as promessas e todo povo de Deus foi convidado a pedir a intercessão dos santos por meio do canto da Ladainha de todos os Santos. Na sequência, Dom Gorgônio realizou a imposição das mãos sobre o Diácono Felipe, gesto repetido por todos os presbíteros presente. Dando continuidade ao rito, houve o revestimento com as vestes sacerdotais e a unção das mãos. Em seguida, foi cumprimentado pelos presbíteros e por seus familiares.

Ao fim da missa, Pe. Felipe Mauricio Cavalheiro agradeceu a presença do Bispo, dos Padres e Diáconos e de todos os fieis presentes na celebração. Pe. Marcos Donizetti também fez uso da palavra e agradeceu a todas as pessoas que de modo direto e indireto trabalharam para o  bom exito desta celebração eucarística, de modo especial aos seminaristas que abrilhantaram a Santa Missa através do ministério de música, a equipe técnica do Santuário Nossa Senhora da Conceição que ficaram responsáveis pela transmissão ao vivo através do Facebook e Youtube oficial da Diocese e a todos os seus paroquianos.

Vale ressaltar que durante toda a celebração foram tomadas todas as medidas de segurança de combate a Covid-19, orientadas pelas autoridades sanitárias, como o distanciamento social, a higienização das mãos e uso obrigatório de máscaras.

 

Pe. Felipe Mauricio Cavalheiro

Natural de Cesário Lange/SP, Padre Felipe Maurício Cavalheiro é filho de Luiz Carlos Cavalheiro e de Augusta Aparecida Pires Cavalheiro, nascido em 12 de setembro de 1994.

Desde pequeno esteve presente e engajado na vida da Igreja e nas atividades e funções religiosas, como catequese, ministério de coroinhas, vicentinos, e posteriormente como cerimoniário da sua paróquia local (Paróquia Santa Cruz – Cesário Lange). Ao passar dos anos sentiu-se mais inclinado à vocação sacerdotal. O discernimento e o amadurecimento vocacional foi um crescendo a longo prazo.

Ao mesmo tempo que realizava os encontros de discernimento vocacional, promovidos no Seminário Diocesano, no período de 2011-2012, Felipe também se desdobrava nos estudos (Ensino Médio) e no trabalho, empregado em um Supermercado de sua cidade. Mesmo tendo uma rotina um tanto quanto corrida, o jovem vocacionado ainda encontrava em  sua agenda espaços para incluir suas atividades pastorais e religiosas.

Tendo concluído o Ensino Médio, o jovem de 18 anos ingressou ao Seminário no dia 19 de fevereiro de 2013. Entre os anos de 2014-2016 cursou Filosofia na Universidade de Sorocaba (Uniso), e em 2017 até o momento presente faz Bacharelado em Teologia pelo ITSJP  da Arquidiocese de Sorocaba.

Durante todo período de formação seminarística, desenvolveu estágio pastoral nas seguintes Paróquias de nossa Diocese:
– 2013-2014: Paróquia Santa Cruz- Cesário Lange;
– 2015-2016: Paróquia São Roque – Campina do Monte Alegre;
– 2017-2018: Paróquia Santa Cruz – Distrito Varginha, Itapetininga;
– 2019-2020: Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus -Tatuí

Padre Felipe Maurício Cavalheiro, assume como Vigário das Paróquias Santa Teresinha do Menino Jesus e Sagrado Coração de Jesus na cidade de Tatuí.

Fotos: Adriana Almeida Ventura

Confira abaixo a Santa Missa de Ordenação na integra:

 

Equipe de Transmissão: Pascom do Santuário Nossa Senhora da Conceição de Tatuí.

 

 

Samuel Medeiros                                                                                                                                                      As