Aos 86 anos, falece Pe. Giuseppe Sometti em Itapetininga/SP

Faleceu na manhã deste domingo (18), Padre José Sometti da Associação Rainha da PAZ (ANSPAZ), por complicações cardíacas. Padre Giuseppe Sometti conhecido entre nós como Padre José Sometti, nasceu aos 17 de março de 1935, a 15 Km. de Verona, na cidade de Illasi, na Itália e dedicou sempre a sua vida a Deus e ao próximo.

O velório acontece no Santuário Nossa Senhora Rainha da Paz em Itapetininga, com celebração da Santa Missa às 18h, 22h, 06h e 9h, evitando as aglomerações e seguindo todos os protocolos de segurança orientados pelas autoridades sanitárias.

A Missa de Exéquias acontece na manhã desta segunda-feira (19), ás 9h, presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto e sem seguida, Pe. Sometti será sepultado na Capela ao lado de sua residência nas dependências da ANSPAZ.

Padre Sometti, desde jovem, duas coisas o entusiasmavam: a oração, como meio de atingir a plenitude e o futebol, esporte do qual foi líder entre seus companheiros e componente de time profissional. No entanto, embora estimulado por isso, não se sentia satisfeito só com o esporte sentindo sempre um vazio no seu interior. Analisando-se intimamente, aos 19 anos, deixou sua casa, sua cidade e seu time, para seguir o caminho de Deus.

Retomou os estudos que havia abandonado anos antes e concluiu o ginásio e o segundo grau em cinco anos, praticamente como autodidata. Em seguida, estudou teologia, ordenando-se sacerdote em 24 de maio de 1965, dia de Nossa Senhora Auxiliadora.

Nesta caminhada sempre se dedicou ao trabalho com adolescentes, em retiros espirituais, em acampamentos de estudo estivos e invernais, exercendo também a função de vigário auxiliar de algumas Paróquias.

Atendendo a um pedido do saudoso Papa João XXIII, sentiu-se chamado a um trabalho pelo reino de Deus na América Latina e, então, em 14 de Abril de 1973, chegou, juntamente com um diácono e um sacerdote ao Brasil, estabelecendo-se na cidade de Santo Anastácio, estado de São Paulo.

Em seguida, o Bispo de Presidente Prudente designou-o para uma região muito pobre no interior paulista, Rosana, onde providencialmente, aplicou conhecimentos práticos de medicina, adquiridos num treinamento ministrado para missionários na Itália, dada a precariedade da situação de saúde das famílias daquela região.

De 1979 a 1984 dedicou-se ao magistério e à pesquisa, tendo sido professor e pesquisador no CLAP (Centro Latino Americano de Parapsicologia) e na APPAR (Associação de Pesquisa parapsico-religiosa) de Guarulhos, fundada por ele mesmo.

Cursou Pós-Graduação em Teologia e Psicologia clínica na FAE, em São Paulo, em 1983. Nessa ocasião, instalou-se em Guarulhos trabalhando na Paróquia de São Francisco. Ao mesmo tempo, passou a ministrar cursos de Psicologia aplicada e noções de Parapsicologia, em São Paulo e em outras capitais do Brasil, bem como em sua terra natal, a Itália.

Em 1986, o Pe. Sometti começou a fazer com Frei Jaime algumas rondas noturnas em São Paulo à procura de crianças abandonadas, estabelecendo com elas um relacionamento amigável e paterno. Uma noite, algumas delas não queriam deixa-lo, aliás, pediam-lhe, com seu olhar angustiado e através de uma palavra confiante, para que as levasse consigo. Ele se sentiu tocado pela situação desses pequenos desamparados e desejou fazer por elas algo de mais concreto. Cercou-se de um grupo de voluntários iniciando assim seu primeiro trabalho em favor dessas crianças.

Como psicólogo e acima de tudo como sacerdote a serviço do Senhor, o padre Sometti, conhecedor um pouco da alma humana, compadeceu-se desses pequeninos seres pedindo a Deus que fizesse algo por eles. Deus que é Pai de todos nós atendeu o pedido. Nessa ocasião, uma seqüência de fatos foi se desenrolando… Dona Zica Borba, itapetiningana piedosa e muito caridosa, há tempo, desejava deixar para alguém um terreno, onde se construísse um abrigo para crianças abandonadas.

Santuário Nossa Senhora Rainha da Paz em Itapetininga

Assim surgiu, naquela propriedade, em setembro de 1989, a ANSPAZ (Associação Nossa Senhora Rainha da Paz – Talita Kum) que cresceu envolvendo atualmente mais de 600 pessoas nas suas mais variadas atividades, repartidas em tantas unidades de serviço.

Não era raro ver, aos domingos, o Padre Sometti acolher famílias ou fiéis que o procuram para uma orientação espiritual ou mesmo para dar-lhes um rumo firme as suas vidas; isto ele faz com todo amor e carinho.

O Padre José, como o chamavam as crianças, foi escritor, ministrava palestras e cursos de auto ajuda sendo requisitado em muitas cidades brasileiras e até no exterior para onde ele viajava constantemente. Seus CD’s de relaxamento são muito procuradas, porque trazem muita paz ao coração e ajudam a encontrar em si a consciência espiritual.

Pe. Giuseppe Sometti por muitos anos prestou relevantes serviços à comunidade de Itapetininga, sobretudo aos mais carentes que puderam ver nele um bom conselheiro e um grande amigo. Tornou-se conhecido entre nós pela sua piedade, humildade e bondade no trato com suas crianças e jovens, bem como, na orientação firme e segura dada aos dependentes químicos e seus familiares.

Bendigamos a Deus por toda a vida e a entrega deste sacerdote, pelo seu testemunho de fé, de amor à Igreja e de dedicação ao povo de Deus. Rezemos pelo Padre Sometti, para que viva a alegria eterna, participando da nova vida em Cristo Ressuscitado.