Rádio Conexão Católica

Assembleia das Igrejas: Amoris Laetitia aponta para um “encontro entre a fé e a vida”

“O encontro entre a fé e a vida” é o que norteia a Exortação Apostólica Amoris Laetitia, segundo Dom João Bosco Barbosa de Souza (na imagem principal), presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB Nacional, que fez a apresentação do tema da 38ª Assembleia das Igrejas Particulares do Regional Sul 1, na última sexta-feira (14/10). Bispos, padres, diáconos e leigos compõem a assembleia, com 280 inscritos. Nosso bispo, Dom Gorgônio, esteve presente na assembleia representando nossa diocese. Participaram também, da Diocese de Itapetininga, os casais coordenadores do ECC (Encontro de Casais com Cristo), Márcia e João e, da Pastoral Familiar, Nelci e Rose Mota.

O objetivo da apresentação de Dom João Bosco foi conduzir a reflexão sobre a aplicação pastoral da Exortação Amoris Laetitia e promover a recepção da mesma nas arquidioceses e dioceses do Estado de São Paulo. Datada de 19 de março, festa de São José, e lançada em abril de 2016, após os dois últimos Sínodos dos Bispos, a Exortação apresenta uma proposta pastoral dirigida a toda a Igreja: ser igreja em saída missionária e, através do acompanhamento às famílias, chegar à humanidade ferida, a todas as periferias existenciais, levando o remédio do Evangelho.

materia-1-foto-2Para Dom João Bosco, será um longo processo colocar em prática o que nos apresenta a Amoris Laetitia. “O Papa Francisco tem esse estilo de falar para fora do ambiente eclesial e fala para o futuro, ou seja, ele deixa questões em aberto para que as respostas sejam encontradas com o tempo. Não tenhamos pressa de colher os frutos, senão os colheremos verdes”, ponderou.

Realizada na Vila Kotska, em Itaici, a 38ª Assembleia das Igrejas Particulares do Regional Sul 1 da CNBB aconteceu entre os dias 14 e 16 de outubro, com o tema “Nova Pastoral Familiar à luz da Exortação Apostólica Pós-sinodal Amoris Laetitia”. A celebração de abertura foi presidida por Dom Airton José dos Santos, Arcebispo metropolitano de Campinas e Presidente do Regional Sul 1. A apresentação do tema foi sucedida de interação com o público. O primeiro dia foi encerrado com a Santa Missa. No sábado, 15, após a celebração eucarística, os participantes acompanharam o testemunho do casal Pedro e Ketty, que participaram do Sínodo dos Bispos, e falaram sobre essa experiência.

Fotos: CNBB