CF 2016 É TEMA CENTRAL DA REUNIÃO DOS BISPOS DA PROVÍNCIA DE SOROCABA

Dom Gorgônio, juntamente com Pe. Lorival de Oliveira Pedro, receberam nesta sexta-feira (26) pela manhã, os Bispos da Província Eclesiástica de Sorocaba na Cúria Diocesana de Itapetininga. Composta pelos representantes das Dioceses de Itapetininga, Itapeva, Registro, Jundiaí e a Arquidiocese de Sorocaba, a reunião foi presidida pelo Bispo de Registro, Dom José Luiz Bertanha, atual presidente da Província de Sorocaba e teve como tema central a Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) 2016. Estiveram presentes também os respectivos Padres coordenadores de Pastorais.

Reunião1-ProvínciaSorocaba-fotoArianaAyres (6)
Dom José Luiz Bertanha (ao fundo) presidiu a reunião

Além da CFE 2016, outro assunto abordado pelos Bispos foi tema da reunião representativa realizada na quinta-feira passada (18/02), referente à escolha do tema central da Assembleia dos Bispos do Regional Sul 1 que acontecerá entre os dias 7 e 9 de junho deste ano, em Aparecida (SP). Uma das principais sugestões dos Bispos é retomar o tema “Misericórdia e Missão”, abordado na 37ª Assembleia das Igrejas Particulares, realizada em setembro passado.

Na reunião foi lida também a carta de Dom Luiz Fernando Lisboa (CP), brasileiro nomeado pelo Papa Francisco, em 2013, Bispo Diocesano de Pemba, em Moçambique, na África. Na carta, Dom Luiz Fernando solicita o apoio humano e material do Regional de São Paulo, uma vez que, “a pouca presença de Padres, Religiosos e Religiosas é acompanhada também por infra-estruturas precárias”. Ao longo da carta, o Bispo discorre sobre os desafios dos missionários, suas limitações e necessidades em terras moçambicanas.

Reunião1-ProvínciaSorocaba-fotoArianaAyres  (11)

O coordenador da Pascom da Sub Região de Sorocaba e assessor da pastoral de Itapetininga, Pe. André Luiz Garcia, também falou aos Bispos sobre o encontro dos Coordenadores e Padres Assessores de Comunicação que acontecerá em abril, na cidade de Limeira (SP).

Fotos: Diocese de Itapetininga/Ariana Ayres