CNBB SUL 1 TEM NOVO SECRETÁRIO-EXECUTIVO

Foi divulgada, nesta terça-feira (29/03), a nomeação do novo secretário-executivo da CNBB Regional Sul 1 (São Paulo). Quem assume o cargo é Padre João Carlos Deschamps de Almeida (foto), da Arquidiocese de São Paulo e da Região Episcopal Lapa.  Ele substitui o Padre Nelson Rosselli Filho, ex-secretário-executivo, que assumiu a função de assessor das Campanhas da Fraternidade e da Evangelização, na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília.

O Bispo auxiliar de São Paulo e secretário-geral do Regional, Dom Julio Endi Akamine, deu posse ao novo secretário, Padre João Carlos Deschamps, durante a Celebração Eucarística, celebrada na sede do episcopado paulista.

Nascido em 02 de janeiro de 1963, Padre João Carlos é natural de Campo Grande (MS). Ele foi ordenado em 1992, atualmente é pároco da Paróquia São João Gualberto, em Pirituba-SP.

Cursou filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas) – 1985; e fez teologia pelo Centro Universitário Assunção (UniFAI), Unidade Ipiranga,- 1991.

Na região Lapa, coordenou o Conselho de Presbíteros. No período de 2008 a 2014, exerceu o cargo de coordenador Pastoral da Região Lapa; foi assistente eclesiástico do Encontro de Casais em Cristo e da Pastoral da Pessoa Idosa; e, desde 2008, é o Pároco da Paróquia São João Gualberto.

Pe. João Carlos terá a missão de articular, executar e dinamizar as atividades do Secretariado.

De acordo com o Regulamento do Conselho Episcopal Regional – artigo 28º “o secretário-executivo, presbítero é nomeado pela Presidência ouvindo o parecer da Comissão Episcopal Representativa”.

O artigo 8º do Regimento interno do Secretariado recorda ainda que “o secretário executivo colabora com a Presidência e com a Comissão Episcopal Representativa na dinamização e coordenação das atividades do Secretariado Regional; executa as determinações da Comissão Episcopal Representativa; mantém os contatos com a CNBB, com os demais Conselhos Episcopais regionais e com as sub-regiões Pastorais do Regional”.