Coadjutor é nomeado Bispo da Diocese de Itapeva (SP)

O Papa Francisco aceitou a renúncia ao governo pastoral da Diocese de Itapeva (SP), apresentada por Dom José Moreira de Melo. O Pontífice nomeou como sucessor o Bispo Coadjutor da mesma Diocese, Dom Arnaldo Carvalheiro Neto. A Diocese de Itapeva foi criada em 02 de março de 1968 pelo Papa Paulo VI. Ao todo, o território da diocese conta 20 municípios numa área total de 18.615 quilômetros quadrados e com uma população de cerca de 250 mil habitantes.

Paulistano, 49 anos de idade, ordenado padre em 1997, como membro do clero da diocese de Araçatuba (SP), dom Arnaldo foi nomeado bispo em 04 de maio deste ano e ordenado em 17 de julho.

Alguns traços do percurso de formação percorrido por dom Arnaldo: “Estudou Filosofia na Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras e (UNISAL) em Lorena (1989-1991) e Teologia no Instituto Teológico “Rainha dos Apóstolos” em Marília (1993-1996). Frequentou cursos de Direção Espiritual no “Institute for Spiritual Leadership” em Chicago-EUA (2002-2003) e de Capelania Hospitalar no “Mater Misericordiae Hospital” em Dublin-Irlanda (2006). Além disso, obteve a Licenciatura em “Pastoral Counseling” na “Loyola University of Chicago” (2003-2006)”.

Dom Arnaldo é o sexto bispo da diocese de Itapeva, que foi criada em 2 de março de 1968 pela Bula Pontifícia Quantum Spei do papa Paulo VI. Ao todo, o território da diocese abrange 20 municípios numa área total de 18.615 quilômetros quadrados com uma população de 250 mil habitantes.

Com informações da Rádio Vaticano e CNBB.