Comunidade Alegria da Sagrada Face / Ordem Secular dos Carmelitas Descalços (OCDS)

Os Carmelitas Seculares, em união com os Frades e as Monjas, são filhos e filhas da Ordem de Nossa Senhora do Monte Carmelo e de Santa Teresa de Jesus. Portanto, compartilham com os religiosos o mesmo carisma, vivendo-o cada um segundo seu próprio estado de vida. É uma só família com os mesmos bens espirituais, a mesma vocação à santidade (cf. Ef 1,4; 1Pd 1,15) e a mesma missão apostólica. Os Seculares trazem para a Ordem a riqueza própria de sua secularidade.
Os membros da Ordem dos Carmelitas Descalços Seculares são fiéis da Igreja, chamados a viver “em obséquio de Jesus Cristo” por meio da “amizade com Quem sabemos que nos ama”, servindo à Igreja. Sob a proteção de Nossa Senhora do Monte Carmelo, segundo a inspiração de Santa Teresa de Jesus e São João da Cruz e na tradição bíblica do profeta Elias, buscam aprofundar o compromisso cristão recebido no batismo.
A vocação do Carmelo Teresiano é um compromisso de “viver em obséquio de Jesus Cristo”, “meditando dia e noite a lei do Senhor e velando em oração”. Fiel a este princípio da Regra, Santa Teresa pôs a oração como cimento e exercício primordial de sua família religiosa. Por isso, o Secular é chamado a procurar que a oração penetre toda sua existência, para caminhar na presença do Deus vivo (cf. 1Rs 19,14 ), mediante o exercício constante da fé, da esperança e do amor, de maneira que toda sua vida seja uma oração, uma busca da união com Deus. A meta será conseguir integrar a experiência de Deus com a experiência da vida: ser contemplativos na oração e no cumprimento da própria missão.
Endereço: Rua Major Antônio de Arruda Moraes, 57, Vila Olho D’água – Itapetininga/SP.
Telefone: (15) 99786 3732 – Email: [email protected] – Site: ocdsprovinciasaojose.blogspot.com
Presidente: Carla Carolina de Moraes Almeida Oliveira.