Descer da Cruz os Pobres: Cristologia da Libertação
Este livro é fruto de uma iniciativa da Comissão Teológica Internacional da ASETT (Associação Ecumênica de Teólogos/as do Terceiro Mundo) e tem por objetivo contribuir com o debate suscitado pela recente Notificação da Congregação para a Doutrina da Fé sobre duas obras do padre Jon Sobrino, jesuíta missionário em El Salvador. A edição original em espanhol saiu como livro digital e já estão em andamento as versões nas línguas italiana e inglesa.
Ficha Técnica
Título: Descer da cruz os pobres: cristologia da libertação
Autor: José María Vigil
Páginas: 360
Edição: 1ª
Idioma: PORTUGUES
O Gênero: uma norma política e cultural mundial
A Paulus apresenta O Gênero: uma norma política e cultural mundial – ferramenta de discernimento, escrito por Marguerite A. Peeters. Atualmente o gênero consolida suas fundações e ganha um terreno considerável. Onde quer que uma pessoa viva dificilmente escapará hoje à influência da norma política e cultural mundial de “igualdade dos sexos” e às evoluções sociológicas ligadas à perspectiva de gênero.
O livro apresenta uma análise paciente, precisa e rigorosa sobre a ideologia de gênero, a partir de sua origem, desenvolvimento no Ocidente e suas ambições normativas mundiais.
Marguerite A. Peeters acompanha as evoluções políticas éticas da governança mundial desde 1994. Também é autora de várias centenas de relatórios sobre estes temas e de La mondialisation de la révolution culturelle occidentale. É consultora do Conselho Pontifício para a Cultura.
Ficha Técnica
Título: O Gênero: uma norma política e cultural mundial
Autora: Marguerite A. Peeters
Acabamento: Brochura
Coleção: Temas da Atualidade
Área de interesse: Filosofia e Ciências Humanas
O Sacramento do Matrimônio e as causas de nulidade
A Paulus Editora lança O sacramento do matrimônio e as causas de nulidade, de Anselmo Chagas de Paiva. A obra faz um apanhado geral sobre a questão, começando pela fundamentação bíblica do matrimônio. Em seguida, passa pela questão da natureza jurídica do casamento, assim como a sua dedicação pastoral e aquilo que deve preceder à celebração do matrimônio.
O livro ganha ainda mais importância com as atuais discussões sobre o tema. Recentemente, a Igreja Católica se voltou para as questões matrimoniais e passou a olhar também para os procedimentos que envolvem a separação das famílias.
Também é possível encontrar na obra muitas informações sobre as denominações canônicas do matrimônio, os impedimentos dirimentes, vícios do consentimento, forma canônica, convalidação e sanação e finalmente as questões do processo de nulidade matrimonial.
Anselmo Chagas de Paiva, OSB, é Sacerdote beneditino do Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro; é ainda doutor em Direito Canônico, diretor da Faculdade São Bento do Rio de Janeiro e professor do Instituto Superior de Direito Canônico da Arquidiocese do Rio de Janeiro. No Tribunal Eclesiástico Interdiocesano da Arquidiocese do Rio de Janeiro exerce a função de Promotor de Justiça e Defensor do Vínculo.
Ficha Técnica
Título: O sacramento do Matrimônio e as causas de Nulidade
Autor: Anselmo Chagas de Paiva
Coleção: Sacramentos hoje
Área de interesse: Pastoral, catequese e liturgia