Cruz de São Damião volta “para casa” após oito séculos

A Cruz de São Damião deixou a Basílica de Santa Clara, em Assis – onde é custodiada desde que as Clarissas para lá se transferiram após a morte de Santa Clara – para ser recolocada temporariamente no local em que Francisco a viu pela primeira vez, onde rezou no início de sua conversão e recebeu o mandato “Francisco, vai e reconstrói a minha Igreja, que está em ruínas!”.

“Nos encontramos na Capela da Basílica de Santa Clara que custodia a Cruz de São Damião que falou a Francisco no início do caminho de sua conversão: “Francisco, vai e reconstrói a minha Igreja, que está em ruínas!”. Giotto eternizou este momento com um afresco na Basílica de Assis”, disse o Diretor da Sala de Imprensa do Sacro Convento de Assis, Padre Enzo Fortunato.

Momento histórico

“Hoje é um momento histórico – continuou – porque a comunidade das Irmãs Clarissas, presente no traslado, em sinergia com a Província dos Frades menores, pensou – visto a extraordinariedade do Jubileu da Misericórdia – de levar por cinco dias o crucifixo de São Damião ao seu lugar de origem, isto é, na igreja que leva o seu nome”.

“Um momento de grande importância do ponto de vista histórico – avalia o sacerdote – mas também de profunda intensidade espiritual. Assim vem em mente as palavras do Papa Francisco no início do Jubileu, que desejava uma Igreja que caminhasse, edificasse e confessasse por meio da fé, por meio do Senhor. É evidente que o centro é “edificar”, o mesmo que pediu Jesus a Francisco, e que hoje pede a cada um de nós por meio do nosso estilo de vida”.

Não foi a primeira “saída”

Esta, no entanto, não é a primeira vez que a Cruz deixa a Basílica de Santa Clara. De fato, na tarde de 22 de março de 1953, no âmbito do VII Centenário da morte de Santa Clara, a Cruz de São Damião deixou por poucas horas o templo, sendo levado em solene peregrinação pelas ruas de Assis. Naquela ocasião, no entanto, não chegou a ser levado até a Igreja de São Damião.

No último domingo, teve lugar precisamente no Santuário de São Damião um encontro descrito pelo Padre Guardião – Fr. Gianpaolo Masotti – como necessário “prólogo” para o histórico traslado da Cruz que terá lugar de 15 a 19 de junho de 2016.

Maiores informações sobre o histórico evento, podem ser encontradas no site dos franciscanos.