Diocese celebra 18 anos de Ordenação Episcopal de Dom Gorgônio

Nesta terça-feira, dia 19, Dom Gorgônio celebra o aniversário de 18 anos de sua Ordenação Episcopal. No dia 19 de julho de 1998, juntamente com a ordenação do bispo, era instalada a Diocese de Itapetininga. Em comemoração, será celebrada amanhã, às 19h, uma Missa na Catedral Nossa Senhora dos Prazeres, em Itapetininga (SP).

dom gorgônio
Dom Gorgônio (foto: Arquivo/Ariana Ayres)

A criação da Diocese aconteceu no dia 15 de abril de 1998 juntamente com a nomeação de Dom Gorgônio por meio da bula papal “Apostolicum Munus”, assinada pelo Papa João Paulo II. Na missa de instalação desta Diocese, o então Pe. Gorgônio Alves da Encarnação Neto (CR) fora ordenado Bispo Diocesano e recebera solenemente a posse desta Diocese pelas mãos do, então, Arcebispo Metropolitano de Sorocaba, Dom José Lambert (in memorian).

Atualmente, a Diocese conta com quarenta Paróquias e é constituída por 50 sacerdotes e 64 diáconos permanentes. Sua extensão territorial é de 7.948 km² e sua população atual é de aproximadamente, 450 mil habitantes. Compõem a Diocese, os municípios de Itapetininga, Alambari, Cesário Lange, Tatuí, Sarapuí, Capela do Alto, Guareí, Angatuba, Porangaba, Pilar do Sul, São Miguel Arcanjo, Paranapanema, Torre de Pedra e Quadra.

Foto: Arquivo Pessoal/Paulo Corvo