Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora são apresentadas ao Presbitério

A cada quadriênio a Igreja no Brasil apresenta ‘novas’ Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE). O documento é avaliado na íntegra e, recentemente, foi aprovado pelo episcopado brasileiro durante a 57ª Assembleia Geral dos Bispos da CNBB. Na manhã desta terça-feira (18/06), Dom Gorgônio apresentou ao Presbitério de Itapetininga as propostas das diretrizes para o quadriênio 2019-2023. Acesse AQUI e leia o resumo do doc. 109 da CNBB que trata sobre a DGAE.

Com os sacerdotes da Diocese reunidos no Seminário Diocesano São João Paulo II, o bispo tratou ainda dos eventos realizados no mês de maio e a realização das próximas solenidades. As paróquias receberam também as provisões dos Ministros Extraordinários da Sagrada Eucaristia. Dom Gorgônio orientou os sacerdotes a refletir sobre a Exortação pós-sinodal “Cristo Vive” com as expressões juvenis de todas as pastorais e movimentos, bem como, solicitou que o ECC (Encontro de Casais com Cristo) e a Pastoral Familiar trabalhem a Exortação pós-sinodal “Amoris Laetitia” com os casais.

Ele comunicou também que:

– No próximo dia 28 (sexta-feira), dia de Oração pela Santificação do Clero, as Paróquias devem programar uma hora santa para rezar;

– De 28 a 30 de junho, os Diáconos Permanentes participarão de retiro diocesano no Seminário dos Capuchinhos, em São Pedro (SP);

– De 1º a 04 de julho os sacerdotes realizam retiro diocesano;

– No dia 7 de julho o Terço dos Homens estará reunido na Casa de Retiros Betânia para Encontro Diocesano das 7h30 às 17h;

– No dia 11 de julho, Dom Gorgônio participa da reunião dos Bispos da Sub-Regional de Sorocaba, na diocese de Itapeva, das 9h às 17h;

– No dia 19 de julho a Diocese celebra 21º aniversário de instalação canônica e segundo ano de instalação do Tribunal Eclesial. Será realizada às 19h30 do dia 19 (sexta-feira) uma missa em ação de graças na Catedral Nossa Senhora dos Prazeres, em Itapetininga;

– No dia 27 de julho acontecerá a Romaria Diocesana à Aparecida; Dom Gorgônio celebrará a santa missa no Santuário Nacional de Aparecida pela manhã;

– Nos dias 7 e 8 de setembro será realizada coleta em prol ao XVIII Congresso Eucarístico Nacional que acontecerá em novembro de 2020, em Recife (PE);

– Preparativos para o Mês Missionário Extraordinário com o tema “Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo”, em outubro.