Rádio Conexão Católica

DOIS NOVOS BISPOS PARA O BRASIL

O Papa Francisco nomeou dois Bispos para o Brasil.

A Arquidiocese de São Paulo ganhou um novo Auxiliar: trata-se do Sacerdote Luiz Carlos Dias (à esquerda na imagem), do clero da Diocese de São João da Boa Vista (SP), até então membro do Secretariado-Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Dom Luiz Carlos Dias nasceu em 16 de setembro de 1964 em Caconde (SP). Estudou Filosofia (1984-1986) e Teologia (1987-1990) no “Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto” (CEARP). Licenciou-se em Filosofia na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (2002-2004). Foi ordenado Sacerdote em 5 de abril de 1991 e incardinado na Diocese de São João da Boa Vista, na qual desempenhou inúmeros cargos como Pároco, Reitor do seminário propedêutico e do seminário de Teologia, Vigário paroquial, Diretor do Instituto de Filosofia. Também foi Coordenador da pastoral missionária e  membro do Conselho Presbiteral. Além disso, colaborou como professor nos Institutos de Filosofia das Dioceses de São João da Boa Vista e de Guaxupé e da Arquidiocese de Brasília.

De 2010 a 2015 foi Secretário-executivo da “Campanha da Fraternidade” e da “Campanha da Evangelização” na CNBB e atualmente é Membro do Secretariado-geral da Conferência.

Manaus

A outra nomeação de Francisco diz respeito à Arquidiocese de Manaus (AM), que também ganha um novo Auxiliar: Pe. José Albuquerque de Araújo, até então Reitor do Seminário Maior de Manaus.

Dom José Albuquerque de Araújo nasceu em 17 de julho de 1968 em Manaus. Frequentou o Curso de Filosofia na Universidade Católica de Brasília (1989-1991) e Teologia no Centro de Estudos do Comportamento Humano (CENESCH) em Manaus (1992-1995). Além disso, obteve a Licenciatura em Teologia Dogmática, com especialização em Liturgia, na Pontifícia Faculdade “Nossa Senhora da Assunção” em São Paulo (1996-1997) e um mestrado em Gestão Educacional no SENAC de Manaus (2007). Também frequentou a Escola para Formadores na Associação “Transcender” em São Paulo (1996-1997).

Foi ordenado Sacerdote em 4 de agosto de 1996 e incardinado na Arquidiocese de Manaus. No decorrer do seu ministério sacerdotal, desempenhou os inúmeros cargos, entre eles o de Administrador paroquial de várias paróquias, Pároco e formador. Atualmente, é Reitor do Seminário Arquidiocesano “São José” e Docente de Teologia no Instituto de Teologia Pastoral e Ensino Superior da Amazônia (ITEPES).

Foto: Divulgação/CNBB