DOM GORGÔNIO AOS ATENDENTES PAROQUIAIS: “É PRECISO ACOLHER TODOS COM ALEGRIA”

Os atendentes paroquiais da Diocese de Itapetininga participaram nesta quinta-feira (29) de um encontro no auditório da Cúria Diocesana, em Itapetininga. Com início às 9h e encerramento às 16h, estiveram presentes mais de 60 atendentes. O Bispo diocesano, Dom Gorgônio, conduziu toda a pauta. Este encontro acontece uma vez ao ano.

Em sua mensagem para o programa radiofônico “Fé Católica” nesta quarta-feira (28/10), Dom Gorgônio falou sobre a importância dos atendentes. “Eles são a porta de entrada das nossas Paróquias, são aqueles que na ausência do Padre, recebem todos que chegam em nossas Igrejas. Por isso, é preciso saber dar acolhida a estas pessoas com alegria e misericórdia para que elas sejam confortadas, sintam-se na Casa de Deus”, afirmou.

Além das orientações práticas para um bom atendimento paroquial, o Bispo falou também sobre as mudanças nos processos de Nulidade. Ele informou a todos que, em breve, o Bispo passará a dar a decisão final sobre os casos de nulidade. Dom Gorgônio exemplificou também as situações que pode ser declarado nulo o casamento, para que os atendentes possam orientar os fieis sobre os procedimentos para pedir o processo de nulidade.

No período da tarde, a secretária de Assuntos Financeiros, Carmem Moresco, tratou sobre questões administrativas, como uso do sistema Thèos, cálculo do recolhimento do DARF, IPTU e IPVA, escritura de terrenos, Certidão Negativa de Débitos (CND) e sobre o departamento de Comunicação da Diocese. Carmem pediu aos atendentes para estarem atentos aos prazos de entrega dos balancetes e para enviar à Cúria os documentos originais (escritura de terrenos) de suas Paróquias, permanecendo nas secretarias somente as cópias.

A secretária falou também sobre a realização de um Seguro de Vida a nível diocesano para todos os funcionários, exigência do sindicato da categoria. A respeito do IPTU, ela orientou a todos para solicitar a imunidade junto à Prefeitura, uma vez que está classificação isenta o pagamento deste imposto permanentemente.

Quanto a Comunicação, a Assessoria pediu aos atendentes colaboração no envio de informações sobre eventos paroquiais e os contatos de seus responsáveis por meio do email [email protected] . Com este material, a Assessoria de Comunicação quer divulgar todos os eventos da Diocese no site diocesano.

Foto: Diocese de Itapetininga/Ariana Ayres