Os Padres Diocesanos juntamente com o Bispo Dom Gorgônio iniciaram nesta segunda-feira (9/11) um retiro para Avaliação da caminhada da Diocese de Itapetininga em 2015. O retiro é realizado na Chácara São José, em Sorocaba (SP). Dom Gorgônio celebrou ontem uma Missa de abertura às 14h e logo após a celebração, os Padres Luiz Antonio Machado de Oliveira, Altair Alves de Lima e Jânio Procópio da Silva testemunharam a respeito de seus 25 anos como ordenados.
Na sequência, os Sacerdotes assistiram a um vídeo de retrospectiva dos principais eventos deste ano. Após a apresentação, eles se reuniram para partilhar a respeito de todos os acontecimentos. Depois, cada responsável por uma região pastoral da Diocese pode fazer sua avaliação baseado em três pontos: “Como você avalia sua caminhada em sua relação com Deus, em sua relação com o Presbitério e em sua relação com o povo de Deus?”. Feita esta avaliação, os grupos foram divididos em duplas para compartilhar as perspectivas para 2016, com base também nos três pontos citados acima.
Nesta terça (10) pela manhã, após a Santa Missa, Dom Gorgônio motivou os Padres em relação à sua missão de pastoreio e incentivou a partir dos documentos e acontecimentos da vida da Igreja. A partir da reflexão, os Padres foram divididos em cinco grupos para propor possíveis atualizações no Plano Diocesano de Pastoral para 2016. As propostas foram apresentadas e tabuladas para posterior avaliação. À tarde, os Padres tiveram um momento livre para confraternização.
No último dia de retiro, dia 11, os Sacerdotes receberão a tabulação das propostas para o Plano Diocesano de Pastoral do ano que vem e escolherão três delas. As três mais votadas serão apresentadas.