Dom Gorgônio envia mensagem para celebrar o Domingo de Páscoa

Neste domingo (04), celebramos a Páscoa, a Ressurreição de Jesus Cristo. A Páscoa é a passagem de Cristo da morte à vida, à sua existência definitiva e gloriosa. Nesta data se inicia a preparação de 50 dias para a festa de Pentecostes. O Domingo de Páscoa é o centro da nossa fé. Jesus veio ao mundo para viver a cruz e Ressurreição e, assim, salvar a humanidade.

A palavra “Páscoa” é explicada pelos judeus como significando “passagem”: “passagem” porque Deus feriu os primogênitos dos egípcios, mas “passou” adiante na casa dos hebreus, poupando seus primogênitos: Deus passou pelo Egito e “pulou” as casas do povo de Israel (Ex 11,1-10); “passagem”, também, porque Israel passou pelo mar, saindo do estado de escravidão para a liberdade, como povo: o Senhor Deus “passou” pelo Egito para fazer seu povo “passar”! Quando Deus “passou” pelo seu povo, o povo de Deus “passou” para uma nova vida, para a liberdade rumo à Terra Prometida. Nosso Deus é assim: passando, faz passar! A Páscoa dos judeus é, portanto, páscoa de Deus e páscoa do povo de Israel. Era isso que os judeus celebravam na Páscoa. Ora, Jesus vai celebrar agora a sua Páscoa, sua “passagem deste mundo para o Pai”! É esta, precisamente, a Páscoa de Jesus. Ele mesmo afirmou, certa vez: “Saí do Pai e vim ao mundo; agora deixo o mundo e volto ao Pai!” (Jo 16,28).

Celebrando a Páscoa de Jesus, o nosso Bispo Diocesano, Dom Gorgônio, nos envia uma mensagem de amor, coragem e esperança.

 

“Queridos irmãos e irmãs… estamos vivendo as alegrias da Páscoa. Cristo Ressuscitou!! o amor venceu a maldade e a vida triunfou sobre a morte. Cristo está vivo, está no meio de nós! Alegremo-nos e nele exultemos. Este é o dia que o Senhor fez para nós!

Queremos também dar graças a Deus pelo grande e imenso amor de Deus em Cristo Jesus. Queremos nesta vitória de Cristo, celebrar também a esperança para nossa vida. Em Cristo nós caminhamos para a vida plena e não para o fim, caminhamos para a plenitude da vida.

Cristo Ressuscitado nos enche de esperança e de alegria na certeza que a nossa vida também é uma caminhada entre lutas, trabalho, sacrifício e sofrimento que passa pela cruz e pelo vale da morte, mas culmina na ressurreição e na glória.

Que o Cristo Ressuscitado nos ilumine, nos dê força, coragem, alegria, paz, amor e solidariedade. Ele está no meio de nós e que reine o amor e a paz e que possamos viver na união e na alegria em Cristo Jesus.

Que Cristo Ressuscitado nos traga graças e bençãos sobre todos nós!”  Feliz Páscoa!

 

 

                                                                 Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto                                                                      Bispo da Diocese de Itapetininga