Dom Gorgônio ordena três novos Diáconos transitórios

Por imposição das mãos do Bispo Diocesano, Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto, três  seminaristas receberam a Ordem do Diaconato. A cerimônia faz parte da caminhada até o sacramento da Ordem sacerdotal, o próximo passo a ser seguido pelos novos Diáconos.

A celebração eucarística aconteceu na Catedral Nossa Senhora dos Prazeres, na manhã desta quarta-feira (21). João Vitor, Ivan Carlos e Lucas Augusto, seguem agora em profunda experiência do serviço de Cristo em vistas ao sacerdócio.

Segundo o Catecismo da Igreja Católica, cabe ao diácono “assistir o Bispo e os sacerdotes na celebração dos divinos mistérios, sobretudo da Eucaristia, distribuí-la, assistir ao Matrimônio e abençoá-lo, proclamar o Evangelho e pregar, presidir aos funerais e consagrar-se aos diversos serviços da caridade.” (CIC 1570).

Com o lema “Dar-vos não somente o Evangelho de Deus, mas até a própria vida!“, para o Diácono Lucas a ordenação é mais um passo dado e uma confirmação da certeza da vocação. “Ser ordenado Diácono é uma grande graça, consiste em dar um passo a mais em nossa entrega a Deus e a seu povo. É uma grande alegria ser Diácono, para servir na caridade, na pregação da Palavra e na liturgia”, comenta Lucas.

Já o Diácono Ivan Carlos, escolheu como lema o trecho do Evangelho de São Lucas que inspirou sua vocação desde do início caminhada no seminário até os dias de hoje. “Estou no meio de Vós como aquele que vos serve”. (cf. Lc 22,27). “Olhando para São Francisco de Assis, seguindo seus exemplos, fico com esta frase que sempre ele repetia aos seus Frades, “Evangelizar sempre se necessário use palavras”, diz.

A celebração contou com a participação de Padres de nossa Diocese, Diáconos, Seminaristas, amigos e familiares, respeitando todos os protocolos de segurança. Fiéis internautas também puderam  acompanhar a Santa Missa através da Página oficial do Facebook da Diocese de Itapetininga e pela TVI.

Fotos: Walker Franson