Dom Gorgônio participa da posse de Dom Eduardo como bispo da Diocese de Itapeva

O Bispo diocesano, Dom Gorgônio, participou no último sábado (11), da posse canônica  de Dom Eduardo Malaspina, como o sétimo bispo da Diocese de Itapeva. Dom Cardoso, Bispo Auxiliar de São Paulo também esteve presente na celebração.

Após acolhida na Catedral Diocesana, Dom Eduardo Malaspina seguiu para ginásio da CCE onde presidiu a Missa de Posse na presença de 18 bispos, centenas de padres, religiosas e aproximadamente dois mil fiéis.

Dom Eduardo Malaspina foi nomeado pelo Papa Francisco no último dia 28 de dezembro. Até então, ele era bispo auxiliar de São Carlos (SP).

A diocese de Itapeva estava vacante desde junho de 2022, quando dom Arnaldo Cavalheiro Neto foi nomeado bispo de Jundiaí (SP).

Com a posse de Dom Eduardo Malaspina,  a nossa Sub Região Pastoral (Província) de Sorocaba está com seus 05 bispos completos.

A Província de Sorocaba é composta pelas diocese de Itapeva, Registro, onde Dom Manoel F. dos Santos Jr é o bispo, Itapetininga com nosso bispo Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto, Jundiaí onde Dom Arnaldo Carvalheiro Neto é o bispo e pela sede, a Arquidiocese de Sorocaba que tem como Arcebispo Dom Júlio Endi Akamone.

Que nosso bondoso Deus abençoe nossos Dioceses em todas as irmãs e irmãos que nela vivem e que nossos bispos sejam sempre guiados pelo Espírito Santo que habita em todos nós.

Sobre Dom Eduardo

Dom Eduardo Malaspina nasceu em 12 de julho de 1967, em Tabatinga (SP). Fez o seminário menor e a faculdade de Filosofia no seminário diocesano de São Carlos. Estudou Teologia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (SP). É licenciado em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano. Estudou Ciência da Comunicação pela Universidade Salesiana, em Roma. Formou-se em Jornalismo na Universidade do Sagrado Coração, em Bauru (SP). Tem mestrado em Teologia Pastoral na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Foi ordenado sacerdote em 13 de dezembro de 1991, incardinado na diocese de São Carlos. Atuou como vigário paroquial de Nossa Senhora do Patrocínio em Jaú (SP), administrador paroquial de Nossa Senhora Aparecida, em Américo Brasiliense (SP), secretário e depois coordenador diocesano de pastoral, professor do seminário propedêutico e do seminário de Filosofia, chanceler, vigário geral, pároco de São Nicolau de Flüe, em São Carlos, membro do conselho presbiteral e do colégio dos consultores.

Em 7 de março de 2018, foi nomeado bispo auxiliar de São Carlos. Recebeu a ordenação episcopal em 1º de maio do mesmo ano. Seu lema episcopal é “In Aedificacionem Corpuris Christi”, isto é, “para edificar o corpo de Cristo”.

Na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Malaspina foi bispo referencial da Comissão de Defesa da Vida do Regional Sul 1, que engloba as dioceses e arquidioceses do estado de São Paulo. Também no regional, é bispo referencial da Pastoral da Ecologia Integral, referencial para a Liturgia e presidente da sub-região pastoral Campinas.

Fotos: Pascom Diocese de Itapeva