Dom Gorgônio preside Missa dos Santos Óleos nesta quinta-feira (1º) em Itapetininga

O Bispo da Diocese de Itapetininga, Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto, preside nesta quinta-feira (1º), a Missa do Crisma, conhecida também como a ‘Missa dos Santos Óleos’. A celebração será às 10h, na Catedral Nossa Senhora dos Prazeres em Itapetininga.

Durante o rito, são abençoados os óleos dos catecúmenos e dos enfermos e será consagrado o óleo do Crisma, utilizados pelas Paróquias nos Sacramentos do Batismo, Unção dos Enfermos e Crisma, ao longo do ano.

Nesta celebração também se renovam as promessas sacerdotais pronunciadas no dia da ordenação, sendo também chamada de “Missa da Unidade”, expressando a comunhão diocesana em torno do Mistério Pascal de Cristo, constituindo um momento forte de comunhão eclesial, de participação intensa das comunidades e de valorização dos sacramentos da vida da Igreja.

Devido as restrições da fase emergencial, causada pela pandemia da Covid-19, a celebração não terá a participação de fiéis. A Santa Missa será transmitida de forma virtual através da página oficial do Facebook da Diocese de Itapetininga, da Catedral Nossa Senhora dos Prazeres e pela TVI (Tv Itapetininga).

Santos Óleos

– Óleo dos Catecúmenos: Concede a força do Espírito Santo aqueles que serão batizados para que possam ser lutadores de Deus, ao lado de Cristo, contra o Espírito do mal.

– Óleo dos Enfermos: É um sinal utilizado pelo sacramento da Unção dos Enfermos, que traz o conforto e a força do Espírito Santo para o doente no momento de seu sofrimento. O doente é ungido na fronte e na palma das mãos.

– Óleo do Crisma: É um óleo utilizado nas unções consacratórias dos seguintes sacramentos: depois da imersão nas águas do batismo, o batizado é ungido na fronte; na Confirmação é o símbolo principal da consagração, também na fronte; depois da Ordenação Episcopal, sobre a cabeça do novo bispo; depois da ordenação sacerdotal, na palma das mãos do neo-sacerdote.