Igreja alemã destina 582 milhões a projetos internacionais

Dioceses, agências de caridade e ordens missionárias tornaram possível em 2015  a realização de projetos pastorais e sociais na África, Ásia, América Latina e em várias partes da Europa, num montante de 582 milhões de euros. O resultado foi apresentado em Bonn no dia 26 de junho, pela Konferenz Weltkirche (Conferência para a Igreja Mundial da Igreja alemã) por meio de seu “relatório anual 2015”.

A Conferência Episcopal alemã (DBK) sublinhou como o dado supere em 40 milhões de euros o resultado de 2014. Este resultado foi possível graças às coletas nas paróquias, associações e escolas católicas, que outrossim, também colaboraram com projetos de agências de beneficências e organizações caritativas.

Diálogo com Islã

O objetivo principal do relatório foi o diálogo com o Islã. O ano passado “trouxe dolorosamente ao conhecimento, que a Europa foi ameaçada pelo terrorismo de inspiração tradicionalista muçulmana” – explicou o Presidente da Comissão para a Igreja Mundial da Conferência Episcopal, o Arcebispo de Bamberg, Dom Ludwig Schick, ao introduzir o relatório.

Ademais, a migração de mais de 1 milhão de refugiados para a Alemanha, vindos de países de maioria muçulmana, reforçou o debate – em parte controverso – sobre valores partilhados e consenso social,  sublinhou Dom Schick.

A divulgação do relatório foi o ponto de partida para a “reunião anual da Igreja Mundial e Missão”, que se concluira este 29 de junho, em Wurzburg.

No decorrer da reunião os representantes de 140 organismos eclesiais alemães ativos mundialmente discutiram questões inter-religiosas.