Rádio Conexão Católica

JMJ CRACÓVIA: ESPERADOS 2,5 MILHÕES DE PEREGRINOS

O Ministro do Exterior da Polônia, Witold Waszczykowski, esteve em visita ao Vaticano, na terça-feira (1º), em vista da Jornada Mundial da Juventude que terá lugar em Cracóvia em julho próximo e que terá a participação do Papa Francisco. Em preparação ao evento, o representante do governo polonês encontrou também o Cardeal Secretário de Estado, Pietro Parolin e o Secretário para as Relações com os Estados, Paul Richard Gallagher.

“O programa já está pronto e é muito rico, devendo ser anunciado nos próximos dias. Esperamos até 2,5 milhões de peregrinos”, declarou  Waszczykowski aos jornalistas após a visita.

As questões cruciais, atualmente, são as de segurança e da prevenção ao terrorismo. “A situação agora está sob controle, mas é difícil prever o futuro , afirmou o Ministro. Talvez com a primavera nos próximos quatro-cinco meses, poderia haver um outro fluxo de migrantes na Europa, motivo pelo qual alguns países poderiam fechar as fronteiras e introduzir controles. E precisamente isto poderia desencorajar uma parte dos peregrinos e ao mesmo tempo tornar a viagem até Cracóvia mais difícil”.

O governo polonês não exclui controles na fronteira do país, pois em julho, além da JMJ, o país acolherá o encontro da OTAN em Varsóvia.

“No Vaticano – sublinhou o Ministro – estão contentes que o novo governo polonês seja católico, que não esconde e nem tem vergonha disto”.