Na manhã desta terça-feira (09) na Capela do Seminário Diocesano São João Paulo II, foi celebrada uma Missa em ação de graças pela vida e ministério presbiteral dos Padres jubilares deste ano: Pe. Luiz Bertasi, 60 anos de sacerdócio (Jubileu de Diamante); Pe. Ademar Bortoleto, 50 anos de sacerdócio (Jubileu de Ouro) e Pe. Renato Vieira de Góes, 25 anos de Sacerdócio (Jubileu de Prata).
A celebração foi presidida pelo Pe. Ademar Bortoleto e teve a participação do Arcebispo de Sorocaba, Dom Eduardo Benes que também no próximo dia 13 celebrará 50 anos de sacerdócio, e de Dom Gorgônio, além de Padres da nossa Diocese e da Diocese de Sorocaba e demais convidados.
Em suas palavras, para o Pe. Ademar, celebrar 50 anos de vida presbiteral é perceber sua caminhada como um todo, agradecendo sempre ao Senhor, a possibilidade que lhe deu em sua perseverança e ao mesmo tempo, agradecer ao povo com os quais trabalhou nestes anos e que lhe deu muita segurança e firmeza.
Pe. Renato disse que esses 25 anos é a grande experiência da misericórdia de Deus que nos lembra do seu poder e de sua presença, apesar de nossas fraquezas. Agradeceu a família e as Dioceses de Sorocaba e de Itapetininga, pela vivencia presbiteral com os irmãos.
Pe. Luiz Bertasi com seus 85 anos de vida e 60 de padre, também agradece a Deus por faze-lo missionário e por ter andado por tantos lugares, inclusive por 14 anos na Indonésia. Que começou sua caminhada religiosa em Itapetininga no Seminário Apostólico da Congregação dos Missionários do Sagrado Coração (MSC) e que aqui pretende também terminar, pois se sente feliz nestes 12 anos de vigário no Santuário Nossa Senhora Aparecida do Sul.
Em sua homilia, Dom Gorgônio ressaltou a importância do chamado que Deus faz a todos nós e como respondemos a esse chamado, que se dá a cada dia. Falou da sua gratidão a esses respeitados presbíteros que servem a Igreja de Itapetininga, de seus exemplos e valores, que também nos ajudam a ver Cristo presente no meio de nós, usando-nos de nosso chamado para anunciar o seu Reino.
Após o almoço, todos puderam cantar alegremente o “parabéns a você” a estes nossos queridos Padres que nos alegram com seus testemunhos e presença sempre amiga e fraterna entre nós. Que Deus os abençoe e os ilumine sempre, com muita saúde e disposição pra anunciar o Evangelho em nossas comunidades.
* Fotos: Pe. André Luiz Garcia