Rádio Conexão Católica

NÃO MAIS ESCRAVOS, MAS IRMÃOS! VATICANO DIVULGA MENSAGEM PARA O DIA DA PAZ

Foi apresentada esta manhã (10) no Vaticano a mensagem do Papa Francisco para o 48.º Dia Mundial da Paz do próximo 1 de janeiro de 2015. Titulo: ‘Não mais escravos, mas irmãos’ uma reflexão sobre a escravidão e o tráfico de pessoas

O cardeal Peter Turkson, presidente do Conselho Pontifício Justiça e Paz, presidiu à conferência de imprensa que apresentou este Mensagem. Também presentes D. Mario Toso e Vittorio Alberti responsáveis deste mesmo organismo.

“Julga-se habitualmente que a escravatura é um facto do passado. No entanto, esta praga social continua muito presente no mundo atual”, assinala em comunicado o Conselho Pontifício Justiça e Paz da Santa Sé.

Segundo a Santa Sé, a escravatura representa “um golpe de morte para tal fraternidade universal e, por conseguinte, para a paz”.“Na verdade, a paz existe quando o ser humano reconhece no outro um irmão ou irmã com a mesma dignidade”, acrescenta a nota oficial.

Nesta Mensagem são elencadas várias “formas abomináveis de escravatura” como o tráfico de seres humanos, o comércio dos migrantes, a prostituição, o trabalho-escravo, a exploração de seres humanos e a “mentalidade escravagista” para com as mulheres e as crianças.

Esta é a segunda mensagem assinada pelo Papa Francisco para a celebração anual do Dia Mundial da Paz, que em 2014 teve como tema ‘Fraternidade, fundamento e caminho para a paz’.

O Dia Mundial da Paz começou a ser celebrado no pontificado do Papa Paulo VI, a 1 de janeiro, e a mensagem para esta jornada é enviada às dioceses e às embaixadas de todo o mundo, indicando “a linha diplomática da Santa Sé para o ano que se inicia”.