No Conselho de Presbíteros, últimos encaminhamentos para Assembleia Diocesana

Na manhã desta quinta-feira (06/10) o Conselho de Presbíteros esteve reunido com Dom Gorgônio em mais uma reunião mensal, na Cúria Diocesana de Itapetininga. Entre os assuntos da pauta estão os encaminhamentos para a 5ª Assembleia Diocesana a ser realizada no dia 15 de novembro e o encerramento do Ano Santo Extraordinário da Misericórdia. Além disso, os padres se preparam agora para o Ano Mariano e o Ano da Família.

Segundo o representante do Presbitério, Pe. Sirlei de Oliveira, o trabalho para atualização do Plano Diocesano de Pastoral tem como norteador as diretrizes gerais da Ação Evangelizadora no Brasil (DGAE-2015/2019). “Dessa forma, os padres conselheiros se debruçarão, em duplas, sob cada dimensão à luz das propostas das assembleias paroquiais sintetizadas nas regiões pastorais. Assim, na Assembleia Diocesana, cada dupla apresentará o objetivo da dimensão pela qual ficou responsável e a proposta para o novo plano”, explicou.

O conselho foi iluminado também pelos documentos “Comunidade de comunidades, uma nova Paróquia” bem como da exortação apostólica Evangelii Gaudium, da bula Misericordiae Vultus, do documento 105 da CNBB “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade” e da encíclica pós-sinodal Amoris Laetitia. As cinco dimensões contempladas no plano são: querigmática, bíblico-catequética, celebrativa, missionária e solidária.

Ainda no dia 15 de novembro, na presença das comunidades da diocese, será realizado o encerramento do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, com a santa missa na Catedral Nossa Senhora dos Prazeres às 16h30, para a qual convidamos todo povo de Deus para participar, afirmou Dom Gorgônio, lembrando que na celebração será apresentada atualização do Plano Diocesano de Pastoral.

Outros assuntos

Na próxima quarta-feira (12/10), Festa da Padroeira do Brasil, as paróquias realizarão a abertura do Ano Mariano. O tema de 2017 foi escolhido devido às comemorações dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida no Brasil e os 100 anos das aparições de Nossa Senhora de Fátima, em Portugal. E o Ano da Família vem promover a reflexão da Encíclica Pós-Sinodal do Papa Francisco “Amoris Laetitia”.

Na próxima semana, no dia 11, o Presbitério se reúne na Cúria Diocesana, em Itapetininga (SP). Na reunião, os padres assessores de pastorais e movimentos apresentarão a agenda de atividades para 2017.

O encontro das atendentes paroquiais acontecerá no dia 25 de outubro (terça-feira) e, desta vez, será realizado na Casa de Retiros Betânia, no bairro Mato Seco, em Itapetininga. O evento tem início às 8h30 e término previsto para 16h.

Ainda no mês de outubro, no dia 30 (domingo), será celebrado o Dia Nacional da Juventude (DNJ) 2016. Pela manhã, haverá uma concentração na Catedral Nossa Senhora dos Prazeres às 7h30 depois, os jovens sairão em procissão até o Santuário Nossa Senhora Aparecida do Sul para participar da santa missa que será presidida por Dom Gorgônio. Após a celebração as atividades seguem no Horto Religioso.