NOTA DE FALECIMENTO DO PE. ANTONIO FERREIRA

Comunicamos o falecimento do Pe. Antonio Ferreira, também conhecido como Pe. Toninho, às 15h desta quarta-feira (23/03), em Itapetininga (SP). O corpo do Sacerdote será velado na Paróquia São João Batista, em Itapetininga (SP) e deve ser sepultado nesta quinta-feira (24) por volta das 11h no Cemitério do Santíssimo Sacramento, na mesma cidade.

Filho de Francisco Ferreira e Custódia Vieira, Antonio Ferreira nasceu no dia 7 de outubro de 1926, em Salto de Pirapora e completaria 90 anos. Ele cursou o Seminário Menor, Pirassununga, de 1941 a 1946. Em 1947, em Itapetininga, iniciou o noviciado na Congregação dos Missionários do Sagrado Coração de Jesus. Entre 1948 e 1954 formou-se no curso Teológico e Filosófico no Instituto João XXIII, na Vila Formosa em São Paulo. Formou-se também em Ciências Jurídicas. Em 1954, ele deixou a Congregação ao qual havia ingressado, e casou-se. Ao tornar-se viúvo, retomou sua vocação.

Em 2 de junho de 1991 recebeu a ordenação do Diaconato e, em 8 de dezembro do mesmo ano foi ordenado Presbítero na Igreja Nossa Senhora dos Prazeres, em Itapetininga, por Dom José Lambert, Arcebispo da Arquidiocese de Sorocaba, da qual esta cidade era integrante.

Há cerca de quatro anos, Pe. Toninho estava afastado de suas funções e em tratamento do Mal de Alzheimer. Ele recebia os cuidados de quatro enfermeiras nas dependências do Seminário Diocesano São João Paulo II, onde permaneceu ao longo destes anos recebendo o acompanhamento e os cuidados desta Diocese. No início de janeiro deste ano, ele perdeu os movimentos permanecendo imóvel em sua cama. Havia 20 dias que estava internado no Hospital Regional de Itapetininga por conta de complicações em seu estado de saúde onde veio a falecer na tarde desta quarta-feira.

Foto: Arquivo/Seminário Diocesano São João Paulo II