O que é ser Padre?

Perguntam-me o que é ser padre. Geralmente nos perguntam como é ser padre e qual a importância disso. Imagino que quem pergunte possa pensar que ser padre é mais ou menos como ser médico, advogado, engenheiro ou outra profissão. Padre não é profissão, pois não se é remunerado por causa dessa função. Profissão se desempenha num período de mais ou menos oito horas por dia, com algumas exceções, mas o padre é padre sempre, vinte e quatro horas por dia, independentemente do relógio ou da hora.

Uma profissão é vivida num ambiente ou lugar onde à exerce. O padre é padre onde existir alguém precisando dele, por isso seu escritório é o mundo. O padre é aquele que resolveu ser pai de todos sem nunca ter tido um filho. O padre é aquele que alivia o fardo pesado dos ombros do irmão e pode dizer a ele: “Os teus pecados estão perdoados”. O padre é aquele que se esquece de si para nunca se esquecer dos outros. O padre é aquele que na solidão da vida que escolheu sente-se feliz por nunca estar sozinho, pois só Deus basta.

O padre é quem que mesmo com mãos trêmulas por causa da idade avançada nunca esquece que essas mãos são para abençoar, consagrar, santificar e traçar o sinal da santa cruz como sinal de salvação. Mas deixe-me recordar qual foi a pergunta mesmo? O que é ser padre? Não tenho outra resposta: Ser padre é uma questão de muito amor!

 

Por Pe. Juarez de Castro