Rádio Conexão Católica

PAPA: A SALVAÇÃO É UM CORAÇÃO HUMILDE QUE CONFIA EM DEUS

A salvação é um coração humilde que confia em Deus , esta a principal mensagem do Papa Francisco na Missa de terça-feira dia 16 de dezembro na Capela da Casa de Santa Marta. A humildade salva o homem aos olhos de Deus, a soberba perde-o. A chave está no coração. As leituras do Profeta Sofonias e do Evangelho de S. Mateus sugeriram ao Papa a sua meditação.

Na primeira leitura do Profeta Sofonias encontramos uma cidade rebelde, aonde existe um grupo que se arrepende dos seus pecados: este, destacou o Papa, é o ‘povo de Deus’ que tem três características: a ‘humildade, pobreza e confiança no Senhor’. Mas na cidade há também aqueles que ‘não aceitaram a correção, não confiaram no Senhor’. Estes serão condenados:

“Estes não podem receber a Salvação. Estão fechados à Salvação. Quando vemos o santo povo de Deus que é humilde e pobre e confia no Senhor estes serão salvos.”

A passagem do Evangelho de S. Mateus apresenta-nos a parábola dos dois filhos convidados pelo pai a trabalhar na vinha. O primeiro recusa-se, depois arrepende-se e vai; o segundo diz sim ao pai, mas na verdade engana-o. Jesus conta esta história aos chefes do povo, afirmando claramente que são eles que não quiseram escutar a voz de Deus através de João e que por isso, no Reino dos Céus serão superados pelos publicanos e prostitutas. E o seu escândalo, observou o Papa, é idêntico ao dos cristãos que se sentem ‘puros’ só porque vão à missa e comungam”. O Papa Francisco recordou a história do santo que tudo tinha dado ao Senhor menos os seus pecados. O Santo Padre concluiu a sua homilia dizendo que quando formos capazes de dizer ao Senhor os nossos pecados aí seremos salvos:

Quando nós formos capazes de dizer ao Senhor: “Senhor, estes são os meus pecados tomá-os Tu, assim eu serei salvo e nós seremos aquele povo humilde e pobre, que confia no nome do Senhor.”

 

Fonte: Rádio Vaticano