Rádio Conexão Católica

Papa aos líderes cristãos do Sudão do Sul: servir a população na unidade

O Papa Francisco recebeu em audiência no Palácio Apostólico nesta quinta-feira os principais líderes religiosos do Sudão do Sul: Dom Paulino Lukudu Loro, Arcebispo de Juba, o Rev. Daniel Deng Bul Yak, Arcebispo da Província da Igreja Episcopal do Sudão do Sul e o Rev. Peter Gai Lual Marrow, Moderador da Igreja Presbiteriana do Sudão do Sul.

No contexto das tensões que dividem a população e destroem a convivência no país, foi ressaltada no encontro a boa e profícua colaboração entre as Igrejas cristãs, que desejam dar a própria contribuição para promover o bem comum, tutelar a dignidade da pessoa, proteger os indefesos e realizar iniciativas de diálogo e de reconciliação.

À luz do Ano da Misericórdia, foi sublinhado que a experiência fundamental do perdão e da acolhida do outro é a linha mestra para a construção da paz e do desenvolvimento humano e social.

A este respeito, constatou-se que as várias Igrejas estão empenhadas, em espírito de comunhão e de unidade, no serviço à população, promovendo a difusão de uma cultura do encontro e da partilha.

Por fim, foi reiterada por parte de todos a disponibilidade em caminhar juntos e em trabalhar com renovada esperança e com confiança recíproca, na convicção de que, com base nos valores positivos inerentes às próprias tradições religiosas, se possam mostrar os caminhos para responder de maneira efetiva às aspirações profundas daquela população, que anseia urgentemente a uma vida segura e a um futuro melhor.