Paróquia Nossa Senhora do Pilar – Pilar do Sul

Atendente Paroquial: Cristiane de Oliveira Ferreira

Expediente: Terça à Sexta das 8h às 11h30 – 13h às 17h |Sábado das 8h às 12h

Comunidades:

1. Imaculada Conceição (Chácaras Reunidas)
  2. Imaculado Coração de Maria (Bairro Campestre II)
  3. Nossa Senhora de Fátima (Meia Légua)
  4. Sagrada Família (Cananéia)
  5. Santa Cruz (Pinhalzinho)
  6. Santo Antônio (Caxangá)
  7. São Bento (Jd. Pinheiro)
  8. São José (Morro Grande)

Dados e informações:

Rua Benedito de Moraes Rosa, 371, Jd. Nova Pilar I | Cep: 18185-000 | Pilar do Sul/SP

Tel: (15) 3278-6300 | Email: [email protected]

HORÁRIOS DE MISSA

Quarta-Feira: 19h30

1º Sexta-Feira: 19h30

Domingo: 08h e 19h30

Histórico

A comunidade Nossa Senhora do Pilar foi elevada a paróquia no dia trinta de outubro do ano de 2015, mas tudo começou na década de 80. O bairro Nova Pilar surgiu de um loteamento de terra, onde no passado funcionava como o lixão da cidade. O pároco na época, Pe. Benedito Mariano, mobilizou a comunidade para não deixar formar uma área de periferia  na cidade. Assim, no ano de 1986, durante a campanha da fraternidade “Terra de Deus, terra de irmãos”, o Padre Benedito de Jesus Halter conseguiu unir a Igreja, a prefeitura e a comunidade para dar início ao Projeto Moradia, tendo como centro de referência a escola Hilda Holtz Carvalho.

Montada a diretoria, o projeto já contava com mais famílias. A água chegava de caminhão pipa e a iluminação era através de lampião. No pequeno bairro que surgia, os moradores rezavam o terço nas casas, quando foi sentida a necessidade de um lugar próprio para os encontros. Conseguiram então da prefeitura um grande lote, onde através de doações e ajuda da Paróquia Bom Jesus, foi construído em mutirão o salão comunitário em 1988.

A primeira missa celebrada no salão comunitário foi no dia 23 de março de 1989. As missas eram celebradas às sextas-feiras e depois passaram a ser aos domingos. O espaço era utilizado para missas, velórios, clube de mães, reciclagem, quermesse e tudo mais que pudesse favorecer as famílias. A escolha da padroeira se deu em homenagem a santa espanhola trazida pelos colonizadores para o nosso município e também por estar a
igreja situada no bairro Nova Pilar.

No dia 31 de maio de 2000, foi feito o lançamento oficial da pedra fundamental da igreja de Nossa Senhora do Pilar, onde foi feita uma celebração dirigida pelo padre Luiz Antônio Machado com a presença das comunidades e autoridades da cidade. Foram convidadas pessoas envolvidas nos trabalhos da igreja para assinar os documentos contendo os trabalhos pastorais que aconteciam na época, que foram enrolados e colocados em uma garrafa de vidro depositada numa caixa de concreto posicionada debaixo do altar.

No dia 15 de dezembro do mesmo ano foi realizada a inauguração da parte interna da igreja, com a presença do bispo diocesano, Dom Gorgônio. No dia 22 de dezembro de 2001, foi
feita a entronização da imagem de Nossa Senhora do Pilar na igreja semiacabada. Essa imagem foi doada pela senhora Matilde Urias de Carvalho que a trouxe da Espanha. A imagem foi trazida em procissão da Igreja Matriz Bom Jesus até a comunidade Nossa Senhora do Pilar, onde foi celebrada uma missa solene.

Aos poucos a comunidade foi progredindo e com a graça de Deus foi elevada canonicamente a paróquia no dia 30 de outubro do ano de 2015, sendo o primeiro pároco o Padre Leonel Aparecido Veríssimo Vieira. Atualmente a paróquia conta com oito comunidades: Nossa Senhora de Fátima no bairro Meia-légua, Santa Cruz no bairro Pinhalzinho, Sagrada Família no Jardim Cananéia, Imaculada Conceição no bairro Reunidas, Santo Antônio no bairro Caxangá, São José no bairro Morro Grande, Imaculado Coração de Maria no bairro Campestre, São Bento no jardim Pinheiro. São realizados diversos trabalhos e atividades paroquiais por meio das pastorais e movimentos com o engajamento de muitos leigos comprometidos.