Paróquia São Francisco de Assis – Capela do Alto

Paróquia São Francisco de Assis – Capela do Alto | Criação 1970

Pároco: Pe. Carlos Eduardo de Oliveira

Vigário: Pe. Décio Fogagnolli Júnior

Diáconos: Carlos Lourenço Guilherme | Jaime Leonardo Ap. Teles de Miranda | Luiz Antônio Paes| Natanael Machado de Oliveira

Atendente Paroquial: Jeferson Cristian Fragoso |Leonardo Henrique de Souza

Expediente: Segunda à Sexta das 8h às 17h | Sábado das 8h às 12h

Comunidades:

1. Bom Jesus da Paciência (Distrito do Porto)
  2. Nossa Senhora Aparecida (Bairro Itarassú)
  3. Nossa Senhora da Piedade (Bairro Cangueira)
  4. Nossa Senhora de Lourdes (Jd. Maria de Lourdes)
  5. Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Residencial Central Park)
  6. Nossa Senhora do Sorriso e Santa Teresinha (Bairro Morro)
  7. Rainha da Paz (Bairro Barreiro)
  8. Sagrada Família (Capanema)
  9. Santa Catarina (Bairro Correias)
  10. Santo Antônio de Pádua (Bairro Guarapiranga)
  11. Santo Antônio dos Impossíveis (Bairro Iperózinho)
  12. Santuário Paroquial da Mãe Rainha Três vezes Admirável de Schöenstatt (Centro).
  13. São João Batista (Bairro Culaus)
  14. São João Paulo II (Penitenciária)
  15. São José (Bairro Jutuba)
  16. São Judas Tadeu (Bairro Areião)
  17. São Pedro e São Paulo (Nova Capela)
  18. São Roque (Bairro Cercadinho)
  19. Nossa Senhora de Guadalupe e Santa Luzia (Distrito Industrial)
  20. Cristo Rei (Bairro Engenharia)

Dados e informações:

Praça Cônego Cândido Suffia, 18, Centro | Cep: 18195-000 | Capela do Alto/SP

Tel: (15) 3267-1164 | Casa paroquial: (15) 3267-2040 |

Email: [email protected]

HORÁRIOS DE MISSA

Segunda à Sexta: 07h

Sábado: 18h

Domingo: 08h e 19h

Histórico

O povoado de Capela do Alto, surgiu com a passagem dos tropeiros vindo do Sul, com destina à feira de muares em Sorocaba. Os tropeiros paravam à margem do Ribeirão Itarassu, nome indígena, que significa “Pedra Grande”, que denomina um Bairro localizado a cerca de três quilômetros do centro da Cidade, para dar descanso, água e alimentação aos animais.

Muitos desses tropeiros, que eram descendentes de alemães, fixaram residência no Bairro do Itarassu lá pelos idos dos anos de 1820-1830. Em 1830, escolheram um lugar mais alto da região para construir uma capela e nela colocaram uma imagem de Nossa Senhora das Dores e outra de São Francisco de Assis (imagens de roca = de vestir), apropriadas para transportar em andor.

O local escolhido é atualmente o Santuário Paroquial da Mãe Rainha, após reforma total da igrejinha de Nossa Senhora das Dores e São Francisco de Assis. Mensalmente os moradores do Itarassu se convidavam entre si: “vamos à capela do Alto?” Essa a origem do nome da atual Cidade de Capela do Alto, Bairro pertencente à Araçoiaba da Serra, que foi elevado a Distrito no ano de 1954 e no ano de 1965 tornou-se Municípío, conservando seu nome de origem.

No ano de 1970, dia 25 de Janeiro, foi criada a Paróquia, que foi desmembrada da Paróquia Nossa Senhora das Dores de Araçoiaba da Serra, recebendo como Padroeiro, o grande e amado São Francisco de Assis. A Paróquia São Francisco de Assis pertenceu à Arquidiocese de Sorocaba, até o dia 19 de Julho de 1998, quando foi instalada a Diocese de Itapetininga e passou à circunscrição da nova Diocese que, no dia 19 de Julho de 2023, alegremente celebra os seus 25 anos (bodas de prata) de sua instalação, juntamente com a Ordenação de seu primeiro Bispo Dom Gorgônio, que para alegria de todos nós, também celebra bodas de prata de sua Ordenação Episcopal e continua à frente desta Igreja Particular, até os dias de hoje.