Paróquia São Paulo Apóstolo – (Jardim Paulista) – Itapetininga

Atendente Paroquial: Priscila Meassyro Ferreira

Expediente: Segunda à Sexta das 13h às 18h | Sábado das 8h às 12h

Comunidades:

1. Santo Antônio de Sant’Ana Galvão (Gramados II)
  2. São Francisco de Assis (Taboãozinho)

Dados e informações:

Rua Mariana Fabiano Alves, 135, Jd. Paulista | Cep: 18214-440 | Itapetininga/SP

Tel: (15) 3373-3915 /99768-1000 | email: [email protected]

HORÁRIOS DE MISSA

Quarta-Feira: 19h30

1ª Sexta-Feira: 19h30

Sábado: 19h30

Domingo: 09h e 19h30

Histórico

Em meados de 1956, na cidade de Itapetininga, em uma grande extensão de terra localizada no Alto Bairro Aparecida foi feito um loteamento com o nome de Vila Baltazar. No dia 30 de Setembro de 1965, Sr Baltazar Lorenzetto, Sra. Amélia Lorenzetto, Mário Lorenzetto e Sra. Ana Maria Rômulo Lorenzetto doaram um lote a então Mitra Diocesana de Sorocaba, hoje Arquidiocese de Sorocaba, cujo Pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Prazeres era o Reverendíssimo Padre Cônego Luiz de Almeida Moraes.

Neste lote, situado à Rua São Paulo, hoje Rua Mariana Fabiano Alves, no Jardim São Paulo, mais conhecido como Jardim Paulista, foi construída uma Capela dedicada a São Paulo Apóstolo. Em 1974, a comunidade que estava sob a coordenação do Sr. Orasil Carriel Campos comprou um lote vizinho. Com o crescente aumento da cidade, a comunidade também cresceu, e com isso, em 1992, a igreja foi ampliada sob a coordenação do Sr. Jairo Miranda de Salles.

Com o contínuo crescimento da participação dos fiéis, houve a necessidade de uma nova ampliação e a construção de uma nova Igreja São Paulo Apóstolo que neste momento estava sob a coordenação do Sr. Marcos Roberto Colaço e do atual Diácono Antônio Ferreira da Silva Filho.

Em 2007, houve a doação de um terreno de 110m² de fundos da Igreja doado pela Família da Sra. Nair Alves Rodrigues. Em 25 de janeiro de 2011, a comunidade tornou-se Paróquia e assumiu como primeiro Pároco o Padre Valdori Alexandre Rosa, nomeado assim pelo Bispo Diocesano Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto.

Atualmente, a igreja que tem capacidade para acolher 500 pessoas sentadas, conseguiu com a ajuda de seus paroquianos, colaboradores e o árduo trabalho das pastorais e da pastoral dos Amigos de São Paulo, a construção do Centro Pastoral Jesus Misericordioso, com 5 salas amplas, banheiros, salão para encontros e reuniões e uma cozinha equipada para eventos.

Tudo isso conquistado com a graça de Deus, a intercessão de Nossa Senhora e do nosso padroeiro São Paulo Apóstolo. Todos os anos é feita a Novena em Louvor ao Padroeiro São Paulo Apóstolo com barracas e show de evangelização.

Além das missas de final semana, todas as quarta-feira é feita a Missa e Novena Perpétua à Divina Misericórdia, onde o pároco catequiza o rebanho.

A devoção à Divina Misericórdia tem tudo a ver com a conversão de São Paulo à caminho de Damasco, “Não pretendo dizer que já alcancei (esta meta) e que cheguei à perfeição. Não. Mas eu me empenho em conquistá-la, uma vez que também eu fui conquistado por Jesus Cristo (Fil. 3,12).

Os paroquianos empenham-se em alcançar a meta e chegar a perfeição como o seu padroeiro.