Rádio Conexão Católica

PASTORAL AFRO PROMOVE ROMARIA À APARECIDA

A Pastoral Afro-Brasileira da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promove no dia 1º de novembro a XVIII Romaria das Comunidade Negras ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. O grupo pretende celebrar conquistas e fazer reflexões sobre preconceito, discriminação e promoção de igualdade racial para inclusão e políticas afirmativas em favor de negros e negras.

A Romaria tem como tema “Escravos de ontem, excluídos de hoje” e o lema “Com a mãe negra assumimos juntos este desafio”. O evento abre as comemorações e atividades de celebração do Dia da Consciência Negra, 20 de novembro. Há ainda a intenção de unir as entidades negras numa grande festa, chamada culturalmente quizomba, no mês em que a grande liderança afro-brasileira Zumbi dos Palmares é lembrada.

A preparação é feita pelo grupo Afro-brasileiro Namíbia e pela Pastoral Afro-brasileira de Aparecida (SP).

Durante a romaria, também acontecerá uma reunião em que os agentes ouvirão uma mensagem do bispo de Paranaguá (PR) e referencial para a Pastoral Afro-Brasileira, dom João Alves dos Santos. Na ocasião haverá apresentação e indicação do grupo coordenador da edição de 2015 pelo assessor da Pastoral Afro-brasileira, padre Jurandyr Araújo.

 

Fonte: CNBB