Portugal: Semana da Vida Consagrada a serviço da vida

Está em andamento, em Portugal, a Semana da Vida Consagrada sobre o tema “Consagrados a serviço da vida”.

No documento de apresentação do evento, a Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal, promotora da iniciativa junto com a Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios, e a Federação Nacional dos Institutos Seculares, pede para que a semana seja vivida nas dioceses e paróquias, nas comunidades cristãs e religiosas, e em todos os lugares eclesiásticos do país.

Segundo a Agência Sir, espera-se que a iniciativa seja fecunda e proporcione ocasiões de oração, encontros e reflexão, pessoal, familiar e comunitária, “valorizando e promovendo o conhecimento e a abertura das comunidades cristãs a essa dimensão essencial da ação e missão da Igreja constituída pela vida consagrada”.

O texto da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal convida todos os cristãos a “agradecerem a Deus por este dom, pela sua presença na Igreja e no mundo, sobretudo nas áreas de fronteira”.

O ápice da Semana da Vida Consagrada está previsto para 2 de fevereiro próximo, com a comemoração do 21º Dia Mundial da Vida Consagrada.