PROCESSO MATRIMONIAL E DE NULIDADE SERÃO TEMAS CENTRAIS DA REUNIÃO DOS PADRES

Todos os Sacerdotes da Diocese estarão reunidos nesta terça-feira (8/03) com o Bispo Diocesano, Dom Gorgônio, na Cúria Diocesana de Itapetininga. A reunião acontece mensalmente e visa transmitir e decidir os trabalhos pastorais comuns a todas as Paróquias da Diocese. No segundo encontro deste ano, de acordo com o Bispo, o Processo Matrimonial e de Nulidade Matrimonial serão os temas centrais desta reunião.

“Queremos auxiliar os Padres a ajudar os casais a celebrar com toda dignidade e a viver bem o Sacramento do Matrimônio. E também no caso de nulidade do casamento, orientamos os Padres a como proceder para realizar esse processo de reconhecimento de nulidade. A Igreja, como Mãe, também analisa certas situações em que não houve condições de um verdadeiro casamento. Faltaram alguns elementos para dizer que aquele casamento fosse verdadeiro. Aí a Igreja reconsidera e pode chegar ao processo de nulidade, porque faltou amor, não tinha maturidade, porque as pessoas foram forçadas, não tinham liberdade e nem responsabilidade para fundamentar um casamento”, explicou Dom Gorgônio.

Outro tema de destaque serão as Assembleias paroquiais a serem realizadas entre os meses de maio e junho deste ano.

Foto: Arquivo/Diocese de Itapetininga/Pe. André Luiz Garcia