Rádio Conexão Católica

Santuário Nossa Senhora da Conceição retorna catequese de forma virtual

Na última segunda-feira (01) deu-se início um novo ciclo da catequese no Santuário Nossa Senhora da Conceição de Tatuí. No total são 200 crianças inscritas neste ano, que estão dividas em 11 turmas que se preparam para receber a Primeira Eucaristia ou a Crisma.

Como já aconteceu durante quase todo o ano de 2020, as aulas se iniciaram de forma remota em virtude da Pandemia e assim permanecerão por tempo indeterminado.

Segundo coordenação, as crianças reagiram bem ao formato das aulas, demonstrando muita alegria e animação pelo retorno dos estudos religiosos, que na primeira semana teve quase 100% de presença dos catequizandos.

Para àqueles que ainda não fizeram sua inscrição, ainda há tempo, basta acessar o link: https://forms.gle/ASFvRFBcjy9BdHp18

A catequese dos jovens e adultos, direcionada aos que ainda não receberam os Sacramentos (Batismo, Eucaristia e Crisma) e que tenham mais de 16 anos, terá início no dia 07/04, também de forma remota. As inscrições vão até 26/03 pelo link: https://forms.gle/BBdYamfGyg6oQvtj7 .

A catequese é o ensinamento essencial da fé

Quando se fala em catequese, muitos pensam naquela que prepara as crianças para a Primeira Eucaristia ou a Crisma. Engana-se quem acha que catequese é o mesmo que “dar catecismo”, pois ela faz parte da ação evangelizadora da Igreja que envolve aqueles que aderem a Jesus Cristo. Catequese é o ensinamento essencial da fé, não apenas da doutrina, como também da vida, levando a uma consciente e ativa participação do mistério litúrgico e irradiando uma ação apostólica.

Foto ilustrativa: Wesley Almeida / cancaonova.com

Doutrina Cristã

Segundo o documento de Puebla e a afirmação dos Bispos do Brasil, a catequese é um processo de educação da fé em comunidade, é dinâmica, é sistemática e permanente.

O Papa João Paulo II disse: “A catequese é uma educação da  das crianças, dos jovens e dos adultos, a qual compreende especialmente um ensino da doutrina cristã, dado em geral de maneira orgânica e sistemática, com fim de iniciá-los na plenitude da vida cristã” (CT). Segundo o Novo Catecismo da Igreja Católica (1992), “no centro da catequese encontramos essencialmente uma Pessoa, a de Jesus Cristo de Nazaré, Filho único do Pai (…)”.

“A finalidade definitiva da catequese é levar à comunhão com Jesus Cristo: só Ele pode conduzir ao amor do Pai no Espírito e fazer-nos participar da vida da Santíssima Trindade. Todo catequista deveria poder aplicar a si mesmo a misteriosa Palavra de Jesus: ‘Minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou’ (Jo 7,16)” (NCIC, 426-427).

Fonte: https://formacao.cancaonova.com/