Última reunião do Conselho: novas propostas e programação para 2017

O Conselho de Presbíteros esteve reunido na manhã desta quinta-feira (1º/12) com Dom Gorgônio na Cúria Diocesana de Itapetininga. Esta é a última reunião do grupo neste ano. Os principais assuntos da pauta foram os encaminhamentos para a Escola Diaconal Santo Estevão e o Retiro do Presbitério. De acordo com Dom Gorgônio, foram assumidas novas propostas para a Pastoral Presbiteral e a Renovação do Estatuto Litúrgico Sacramental da Diocese. A proposta para a Pastoral será analisada por uma equipe no próximo dia 13 e a reunião para avaliar a renovação do Estatuto acontecerá no dia 20.

Outros Assuntos

Além disso, o Conselho fez uma avaliação da Assembleia Diocesana e aguarda agora a impressão do Plano Diocesano de Evangelização, conta o bispo. O responsável pelo documento é o Pároco da Paróquia São José Operário, Pe. André Viana.

Outro assunto foi a programação da Visita da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida. “Por ocasião do Ano Nacional Mariano, as paróquias da nossa diocese receberão a visita da imagem de Nossa Senhora Aparecida. Em cada paróquia ela permanecerá por uma semana para que possa ser levada a todas as comunidades e venerada por toda comunidade”, afirmou. A visita começará no dia 28 de janeiro e previsão de encerramento em 25 de novembro de 2017.

A programação das Visitas Pastorais do bispo às paróquias também foi assunto na reunião. As visitas pastorais iniciam no dia 3 de fevereiro e se encerram no dia 17 de dezembro de 2017. Em cada paróquia, Dom Gorgônio permanecerá por três dias. A primeira a recebê-lo será a Paróquia São Francisco de Assis, em Capela do Alto (SP), na Região Pastoral Sul.

O Anuário Diocesano também foi tema da reunião. Segundo o departamento de Comunicação da diocese, o documento será entregue as paróquias até o fim do mês de dezembro contendo toda a programação para 2017 e as mudanças no Conselho Diocesano de Pastoral, entre outras alterações.

A próxima reunião do Conselho de Presbíteros será no dia 2 de fevereiro de 2017.

Foto: Arquivo/Diocese de Itapetininga/Ariana Ayres