CNBB, Ação da Cidadania e a Cáritas se unem no combate à fome provocada pelo avanço do Coronavírus

A partir de agora a organização não governamental Ação da Cidadania, fundada pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho em 1993, e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) estarão juntas no combate à fome em tempos de coronavírus. A Ação inicia doação de 130 toneladas de alimentos não perecíveis para as dioceses brasileiras, em várias partes do país. Numa primeira etapa serão distribuídas 9.354 cestas a 10 estados do Brasil (veja na tabela abaixo). A parceria faz parte da Campanha “É Tempo de Cuiadar”, desenvolvida peal CNBB deste 12 de abril.

Cerca de 300 toneladas de alimentos organizadas em cestas básicas. 52 mil refeições distribuídas sobretudo à população de rua, migrantes e refugiados. Ao todo cerca de 114 mil pessoas beneficiadas no Brasil. Esses são os números do primeiro mês em desenvolvimento da Ação Solidária Emergencial da Igreja no Brasil “É Tempo de Cuidar”, uma iniciativa da CNBB e Cáritas Brasileira. Até o momento foram registradas 101 ações de solidariedade, que envolveram o serviço direto de 58 dioceses espalhadas em centenas de cidades no Brasil

De acordo com o secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado, o Coronavírus pôs às claras a triste realidade da fome em todo o mundo. Revelou quem já padece cronicamente da fome e inseriu muitos outros na mesma condição. Enquanto se busca desesperadamente um remédio contra o vírus, a solidariedade se manifesta como caminho para o enfrentamento da fome. Essa solidariedade passa pela união de pessoas e instituições”.

Ele prossegue: “Um mundo diferente está sendo gerado em meio à pandemia, um mundo sem ódio, divisões, exclusão e fome. Nesse mundo, compaixão e fraternidade haverão de ser princípios básicos, para os quais não é preciso esperar o fim da pandemia. Podemos começar já agora.

Para Daniel de Souza, presidente do Conselho da Ação da Cidadania, a parceria com a CNBB, amplia a rede da Ong fundada por seu pai, Betinho. “Eles trabalham no interior e em locais de difícil acesso e por isso é fundamental para nós. A CNBB fez um levantamento junto aos seus regionais e já apresentou uma proposta de distribuição das cestas.

Fonte: http://www.cnbb.org.br/